Assassin’s Creed, Warcraft e Uncharted são alguns dos jogos que ganharam versão em livro, inclusive com edições em português. No Dia do Livro, relembre alguns dos melhores que estão disponíveis no Brasil, entre obras inspiradas por grandes sucessos e outras que seguem pelo lado de coletânea e de informações. Confira:

Battlefield, Mass Effect e Bioshock: conheça os principais livros de games

Assassin's Creed é uma das séries com livros de sucesso (Foto: Divulgação)

Assassin’s Creed Renascença

Assassin’s Creed tem diversos livros já lançados, mas foi em Assassin’s Creed Renascença que a série obteve um enorme sucesso. Não por um acaso, já que foi este livro que iniciou a saga por aqui, além de ser inspirado pelo jogo que é considerado o melhor pelos fãs: Assassin’s Creed 2.

Assassin's Creed tem uma série de livros elogiados (Foto: Divulgação)

Renascença, obra de Oliver Bowden, conta a história de Ezio, assassino que viria a se tornar mestre da Ordem, anos depois, desde os seus primórdios e primeiras missões. O livro narra toda a história do jogo, mas com mais detalhes.

Diablo O Livro de Cain

Diablo O Livro de Cain não chega a ser a adaptação de um jogo, mas é totalmente baseado no universo de Diablo. Escrito por Flint Dille, o livro tem como autor fictício o próprio Deckard Cain, antigo sábio do universo da série, que conta diversas de suas histórias e personagens.

O Livro de Cain tem arte característica (Foto: Divulgação)

Além de ter um roteiro caprichado, o livro tem uma arte muito bem desenvolvida, com páginas que mais lembram um antigo manuscrito e com arte em relevo na capa. Este é um dos exemplares de maior importância que temos no Brasil.

1001 videogames para jogar antes de morrer

1001 videogames para jogar antes de morrer é outro livro que não segue a história de um jogo em específico, mas funciona como uma reunião de diversos games marcantes e memoráveis que foram lançados ao longo dos anos.

Livro dá dicas de jogos imperdíveis (Foto: Divulgação)

Apesar do título quase mórbido, o livro é bem divertido e apresenta, organizado por épocas, jogos que você precisa aproveitar de alguma forma, por serem considerados excelentes. Apesar de algumas ausências inexplicáveis, como a série Mega Man, o livro cobre bastante títulos de enorme base fãs, como Halo e Tomb Raider.

StarCraft: Ponto Crítico

StarCraft Ponto Crítico é um livro muito interessante, pois é de extrema importância para a história da série. Ele conta a narrativa que se passa entre StarCraft 2 Wings of Liberty e StarCraft 2 Hearth of the Swarm.

Ponto Crítico narra a história de Sarah Kerrigan (Foto: Divulgação)

Escrito por Christie Golden, o livro narra o que ocorreu com S

... arag Kerrigan, após ter sido convertida de volta à sua forma humana ao final de Wings of Liberty, e após ser resgatada pelo amor de sua vida, Jim Raynor. Ele é interessante pois em Hearth of the Swarm não temos tantas explicações sobre estes fatos.

Uncharted O Quarto Labirinto

Uncharted O Quarto Labirinto vale pela curiosidade. Apesar de não ser exatamente uma grande história, é o único da série Uncharted disponível no Brasil, e também conta uma saga inédita, que não está nos games.

Uncharted tem livro com história inédita (Foto: Divulgação)

A saga se passa em diversos locais, incluindo Nova York, cenário que também é inédito nos jogos de Uncharted. A aventura é escrita por Christopher Golden e tem momentos característicos da saga, como exploração de ruínas.

God of War

O livro de God of War é outro que vale pela curiosidade. Afinal, como um game que é pura ação pode render um livro de mais de 200 páginas? A dupla de escritores Matthew Stover e Robert E. Vardeman fazem um bom trabalho com a adaptação.

Livro de God of War narra a história de Kratos (Foto: Divulgação)

Na história temos o que é esperado: a saga de Kratos em detalhes, desde seus primórdios até derrotar Hades, como no final do primeiro jogo. Um segundo livro também foi lançado, contando a história do segundo game.

World of Warcraft Crimes de Guerra

World of Warcraft Crimes de Guerra é mais um livro da autora Christie Golden, que desta vez se foca em uma das sagas mais importantes da história do famoso MMORPG. Este é considerado pelos fãs uma das melhores obras literárias de Wrarcraft.

World of Warcraft Crimes de Guerra é centrado em Garrosh (Foto: Divulgação)

Nas páginas de Crimes de Guerra vemos a história centrada em Garrosh Grito Infernal, que foi tirado de seu posto de Chefe Guerreiro da Horda e agora precisa pagar pelos seus crimes. Apesar de ser baseado no game, o livro tem uma narrativa bem densa e muita “política” do mundo de WoW.

Mass Effect Revelação

Mass Effect Revelação é escrito por Drew Karpyshyn e se passa bem antes da série principal de jogos, e muito antes da ascensão do comandante Shepard. A figura central é David Anderson, ainda no princípio de sua carreira, lidando com problemas.

Mass Effect Revelação leva a saga ao início (Foto: Divulgação)

O livro narra alguns dos fatos que vão se desenrolar no jogo, no futuro, e também estabelece algumas raças e personagens que serão importantes na saga de Shepard. Extremamente bem escrito, ele merece a atenção dos fãs da série.

Taikodom Despertar

Taikodom Despertar é escrito por J.M. Beraldo e é o único livro totalmente brasileiro nesta lista, com direito a inspiração em um game também nacional. O livro conta a história da origem de Taikodom, título de ficção científica lançado para PC.

Taikodom conta a origem de seu universo em livro (Foto: Divulgação)

Despertar é o primeiro livro de uma série que ainda está em andamento, mas é o mais importante, por contar diversos pontos de origem deste universo de produção nacional.

Halo 4 ou Dead Island: qual é o melhor jogo? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo