Atualmente é muito fácil baixar os mais diversos conteúdos da web, sejam eles filmes, músicas, séries, fotos, documentos e tudo o mais que você imaginar. Com isso, cada vez mais precisamos de dispositivos de armazenamento maiores, tais como os HDs, também conhecidos como discos rígidos. Se seu HD já está praticamente cheio, talvez seja hora de comprar um maior para não ter que sair apagando seus arquivos. Mas, como saber se o HD que você comprou ou está pensando em comprar é compatível com a placa-mãe usada em seu PC? É isso que iremos ensinar neste tutorial.

Aprenda como trocar a bateria da sua placa-mãe em tutorial simples

Comprar um HD já sabendo que é compatível com a placa mãe pode evitar gastos desnecessários (Foto: Reprodução/Motherboards.org)

Descobrindo o tipo do seu HD

Primeiro, é necessário saber o tipo do seu HD. Podemos citar dois tipos principais: o HD IDE e o SATA. O primeiro (IDE) já caiu em desuso e não é sequer fabricado, quanto mais vendido nas lojas. Mas ainda é possível encontrá-los em computadores antigos ou à venda em sites de produtos de segunda mão. O segundo tipo (SATA) é o padrão atual e pode ser facilmente encontrado em qualquer computador ou à venda em praticamente toda loja de informática.

Dicas para montar um PC Gamer compatível. Compartilhe no Fórum do TechTudo.

Para identificá-los não há muito mistério, pois eles usam conectores bem diferentes. O HD IDE, na sua parte traseira, possui um conector de 40 pinos. Ele possui também um conector macho de 4 pinos para a alimentação elétrica. Já os HDs Sata usam um conector bem menor, de apenas 7 pinos. Na imagem abaixo, você pode ver a diferença entre os conectores de um HD IDE e o SATA.

Acima o HD IDE e abaixo o SATA (Foto: Divulgação)

Descobrindo o tipo de HD suportado pela sua placa-mãe

Passo 1. Vá ao TechTudo Downloads e baixe o programa HWiNFO. Ele é um programa de diagnóstico de hardware.

Passo 2. Ao instalar e executar o programa, clique no botão “Run”, já na primeira tela. Feche as janelas menores e deixe apenas a maior aberta, visto que ela traz informações mais detalhadas.

Clique em "Run" para dar início ao processo de diagnóstico de hardware (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Clique na opção “Motherboard”, que se encontra no lado esquerdo do programa.

Clique em "Motherboard" para ver as informações sobre a sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 4. Ao clicar nesta opção, várias informações sobre a sua plac

... a-mãe irão aparecer no lado direito da tela do programa. Em “PCH Features”, o programa mostra quais os tipos de dispositivos de armazenamento são suportados. Na imagem abaixo, vemos que aparece o nome SATA, informando que quatro portas desta placa-mãe suportam este barramento. Desta forma, sabemos que se comprarmos um HD SATA ele poderá ser instalado nesta placa-mãe sem problemas.
Veja se a sua placa-mãe suporta o barramento SATA (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Então é isso. Sempre que você quiser saber se um HD é compatível com a sua placa-mãe, primeiro identifique o tipo de disco rígido que você tem em mãos. Em segundo lugar, utilize o HWiNFO para descobrir se a sua placa-mãe suporta tal barramento.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo