Estamos a viver uma era extraordinária no mundo dos computadores… Afinal de contas, a líder de mercado Intel respondeu finalmente à AMD! Assumindo assim que os processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm tiveram realmente impacto no seu negócio.

Devido a tudo o que se tem passado nos últimos meses, a Intel resolveu baixar os preços dos seus novos processadores HEDT em quase 50%! (~45%)

Portanto, depois de dois meses em que a Intel viu a AMD passar de um distante segundo lugar, para o domínio de mercado. A gigante dos Micro-Processadores decidiu começar uma autêntica guerra de preços no mundo dos CPUs x86.



Ou seja, é fácil chegar à conclusão que as coisas vão ficar bastante interessantes na indústria x86, com a Intel e AMD a arregaçarem as mangas, preparando-se para um guerra de preços e performance nunca antes vista.

Isto acaba por ser super interessante, quando temos em conta que não foi assim há tanto tempo que os processadores Quad-Core (4 núcleos) dominavam o mercado! E claro está, foi muito graças à AMD que as coisas começaram a mudar para melhor. Assim, passados cerca de 2 anos, os processadores ‘mainstream’ já chegam aos 8 núcleos, e o mercado HEDT já ultrapassa os 18 núcleos por processador.



A guerra de preços vai começar primeiramente no mercado HEDT, onde a AMD joga com os processadores Ryzen Threadripper, e a Intel ainda domina com os seus Intel Skylake-X.

A AMD tentou entrar neste mercado com os primeiros Ryzen Threadripper. Que agora, na sua segunda geração, custam qualquer coisa como 55 dólares por núcleo de processamento físico. Isto enquanto a Intel ainda pedia ~103 dólares por núcleo na sua gama Intel Skylake-X HEDT.

Pois bem, a Intel resolveu baixar este número, dos 103$ para os 57$ por núcleo! O que apesar de ser ainda acima daquilo que a AMD oferece, é uma queda de quase 45%!

Além disto, a Intel também vai duplicar a quantidade de memória suportada de 128GB para 256GB. Similarmente, o controlador de memória também vai aumentar para os 2933MHz de forma a ser equivalente ao da AMD.

Entretanto, o número de lanes PCIe vai também aumentar para 72 (vs as 64 da AMD). O que claro está, são pequenas alterações que deverão justificar o preço ligeiramente mais alto em relação aos Ryzen Threadripper.

E agora? O que vai acontecer no futuro da guerra Intel vs AMD?

Agora, resta-nos esperar que esta estratégia de preços chegue ao mercado tradicional, onde a AMD também está a conseguir roubar muita quota de mercado! Chegando até a dominar em certos mercados que historicamente sempre estiveram na mão da Intel.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].