O Android 10 já está a chegar rapidamente aos utilizadores. Afinal de contas os tempos de implementação têm sido cada vez mais reduzidos. Até as ROMs personalizadas já estão a fervilhar na Internet à espera de quem as quiser descarregar. Dito isto, chegou agora a vez de instalarmos o Android 10 no ASUS Zenfone 6 e 5Z.

ASUS Zenfone 6 e 5Z recebem rom com o novo Android 10!

As vantagens do Android 10 são muitas. Dito isto, temos o modo escuro aplicado a todo o sistema operativo, suporte total do ecrã para gestos como acontece no iOS, entre muitas outras novidades.

Na lista dos dispositivos a receberem ROMs personalizadas do Android 10 está um dos melhores smartphones ao nível de relação qualidade/preço da atualidade. Falo claro do ASUS ZenFone 6. A ele junta-se outro bom dispositivo, mais especificamente o ASUS Zenfone 5Z que também tivemos oportunidade de testar na leak aquando do lançamento.

As novas ROMs são baseadas no LineageOS 17, que está atualmente com um grande ritmo de desenvolvimento. Um aspeto interessante é que elas têm muito poucos bugs conhecidos.

Vamos então a algo muito importante que são as ligações para download fornecidas pelo XDA-Developers.

Android 10 para o ASUS Zenfone 6 

Android 10 para o ASUS Zenfone 5Z

Não se esqueça que para levar a cabo estes updates necessita de ter o bootloader desbloqueado. A ASUS até facilita esta tarefa. Encontra mais informações aqui.

O ASUS Zenfone 6 é de facto um dos equipamentos mais interessantes deste fabricante. Não se limitou a fazer mais um smartphone mas inovou. Sinceramente, foi a primeira vez que senti que, este sim, era um topo de gama.

A câmara rotativa é algo delicioso. Delicioso porque dá para fazer muitas brincadeiras como, por exemplo, as fotos panorâmicas. Para além disso ao utilizar-se as câmaras principais para as selfies sabemos logo à partida que terão uma qualidade acima da média.

O ecrã também é excelente, assim como o design em geral.

Outro aspeto extremamente positivo é uma interface muito mais simples e bastante mais próxima do que é a versão stock do Android. É bastante rápida e fluída. A bateria com uma excelente longevidade foi outra das apostas bem conseguidas.