A guerra Intel vs AMD, nunca esteve tão intensa como agora! No entanto, depois de todos os benchmarks e comparativos, existe algo que muito pouco gente se lembrou de fazer… Comparar as soluções de refrigeração que podemos encontrar nas respetivas caixas! (Stock Cooler)

Intel vs AMD: Quem é que aposta mais nas soluções de refrigeração?

Portanto, o reputado site TechSpot, conseguiu meter as mãos numa motherboard Asrock X570 Phantom Gaming, que apesar de ter um socket AM4, tem suporte a coolers LGA1156, ou seja… É perfeitamente possível equipar um Ryzen 3600 com um cooler de um Intel Core i5-9600K!



Assim, apesar de ser um exercício mais curioso do que científico. Acaba por ser muito interessante, perceber que diferença de performance existe entre os coolers que podemos encontrar nas caixas! Ora veja:

Comparação: Por razões técnicas e para manter o terreno nivelado para ambos os lados, a ventoinha dos coolers ficou limitada aos 2000RPM

Conclusão

Uma das maiores queixas dos fãs da Intel, é a qualidade do Cooler que vem na caixa…. Claro que em boa verdade, se quer ter uma boa performance, nunca irá utilizar este solução, preferindo gastar 20 ou 30€ num cooler third party. Ainda assim, é algo que poderia ser facilmente corrigido, tanto a nível estético como de performance.

Entretanto, o cooler Wraith da AMD que também não recebe muito amor da comunidade… E que claro está, pode também muito facilmente ser substituído por um outro cooler third party. Acaba por oferecer melhor performance, e um look bastante mais agradável se gosta de olhar para dentro da caixa do seu PC.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Pode ler o resto da curiosa análise aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].