Sony PS5: Os 10 detalhes já confirmados que precisa de saber! – Depois de meses ou até anos de especulação à volta da PS5, eis que a própria Sony veio a público não só confirmar a consola, como partilhar vários detalhes das suas capacidades e especificações técnicas.

Em suma, a Sony já começou a anunciar os planos, para a sua próxima geração de consolas! No entanto, muito curiosamente, não foi através de um super evento como a E3, PlayStation Experience, ou algo do gênero… Nada disso, foi mesmo numa entrevista exclusiva ao arquiteto responsável pela ‘velhinha’ PS4 e agora a nova ‘beast’ PS5, Mark Cerny, pela revista Wired.



Mark Cerny: Arquiteto de sistemas da Sony e responsável pela PS4 e PS5

Mas nada ficou ao acaso, a revista foi mesmo convidada a entrar na sede da Sony, onde ouviu afirmações como…

O objetivo da Sony com a nova consola, não é uma evolução… Mas sim uma autêntica revolução!

Isto foi sem dúvida uma jogada diferente, mas que se revelou certeira. Afinal de contas, a Internet ficou louca com as novidades, e a PlayStation 5 não abandonou a cabeça de todos os fãs, desde o lançamento da entrevista.

Isto sem gastar um único tostão, em publicidade ou em eventos!

Dito tudo isto, já sabemos que tipo de consola a Sony está a desenvolver, ora veja:

  1. A PlayStation 5 está em desenvolvimento desde 2015

Em boa verdade, muitos fãs das consolas PlayStation, estavam com medo que a Microsoft fizesse um autêntico all-in na próxima geração, para conseguir recuperar o domínio que a Xbox 360 perdeu.



Mas pelos vistos, a Sony não estava com grande vontade de deixar isto acontecer… Por isso, começou a trabalhar na sua nova PS5, logo em 2015! (PS4 foi lançada em 2013, ou seja, a PS5 começou a ser desenvolvida, antes do lançamento da PS4 Pro).

2. O Ray-Tracing em tempo real, vai ser uma das funcionalidades chave da PlayStation 5

Ao contrário daquilo que muitos acreditavam, devido a vários dúvidas relativamente à arquitetura Navi da AMD… A PS5 vai mesmo contar com Ray Tracing em tempo real!

Tal e qual, como as mais recentes placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 20, que tanto alarido fizeram no mercado de PCs.

Esta funcionalidade irá permitir aumentar significativamente a qualidade gráfica dos jogos, devido à capacidade de ‘imitar’ a maneira como a luz se propaga na vida real. Através de reflexões e refracções em todos os mais variados objetos num cenário.

Isto vai aumentar imenso a imersão em jogo, de vários títulos, que hoje em dia já impressionam com a sua qualidade gráfica, onde tenho de salientar os exclusivos como Horizon Zero Dawn e God of War.

3. O sistema de som da PlayStation 5 foi completamente redesenhado

Na entrevista, o arquiteto responsável pela PS4 e agora pela PS5, mencionou que estava bastante desiludido, pela não ter conseguido aumentar a qualidade sonora, entre a PS3 e PS4.

Contudo, agora isto é um dos maiores objetivos de Mark Cerny! Que chegou a dizer:

  • “Com a nova consola, o sonho é mostrar uma experiência de som dramaticamente diferente! Aumentando os recursos que temos disponíveis nesta área.”

Aparentemente, a nova consola da Sony, irá ser capaz de oferecer uma experiência áudio 3D, devido a um sistema de som completamente redesenhado. Que não só irá aumentar a imersão em jogo, como também poderá ser usado como uma ferramenta de jogo, como por exemplo… Para dar pistas sonoras.

4. O armazenamento SSD é a chave para vencer na próxima geração!

Muito curiosamente, na única demonstração que o arquiteto fez… Ficámos a saber que a nova PlayStation 5 tem como grande objetivo, acabar com os tempos de ‘Loading’!

Em suma, foi nesta ‘entrevista’, que Mark Cerny revelou, que a nova consola da Sony, irá chegar ao mercado com um SSD ‘especial’.



Infelizmente, não revelou muito mais que isto… No entanto, o staff da revista oficial ‘PlayStation Magazine’, conseguiu por as mãos em mais algumas informações, depois de um porta-voz da Sony, ter dado com a língua nos dentes!

  • A nossa chave para ter sucesso na nova geração de consolas, é um SSD super rápido. A nossa visão consiste, em tornar os tempos de ‘loading’, uma coisa do passado. Permitindo aos criadores, construir experiências de jogos, novas e acima de tudo, únicas.

Sem dúvida alguma, uma declaração oficial muito interessante, por parte da Sony!

Afinal de contas, historicamente, a velocidade de um disco rígido, nunca foi utilizada para definir o poder ou potencial de uma consola.

Dito isto, a razão pela qual a Sony está a apostar nas capacidades do seu novo SSD, deverá ser para não só ter um factor diferenciador, daquilo que a Microsoft poderá apresentar já na E3 2019Como também, acabar com uma das coisas, que mais irrita os jogadores atualmente, o Loading!

5. Death Stranding pode ser um jogo ‘Cross-Platform’

A conversa com Mark Cerny foi mais focada no hardware da consola… No entanto, houve uma altura em que foi mencionado o jogo Death Stranding, o mais recente título do icónico Hideo Kojima.

Claro que logo a seguir, um porta voz do estúdio, veio a público dizer que o jogo está confirmado para a PlayStation 4! Por isso, é bem provável que acontece o mesmo que aconteceu com GTA V, saindo para a PS3 e Xbox 360, e mais tarde, para a PS4 e Xbox One, trazendo consigo várias melhorias gráficas e extras.

6. A PlayStation 5 vai pelo menos ser compatível com os jogos da PS4

Uma das maiores falhas da PlayStation 4, é mesmo a falta de compatibilidade com os jogos das consolas antecessoras. Temos tantos e tão bons jogos na PS1, PS2 e PS3, que chega a ser triste, não conseguir meter o CD na PS4, e tirar algumas horas de diversão.

A Microsoft sabe que os jogadores gostam de retro-compatibilidade, e por isso, está a trabalhar afincadamente na funcionalidade… E pelos vistos, a Sony também já começou a perceber, que vai ter de seguir o mesmo rumo.

Dito isto, ainda não sabemos se a PS5 vai suportar jogos das velhinhas PS1, PS2 e PS3… Mas pelo menos, da PS4, já está confirmado que vai mesmo acontecer!

Claro que já vimos várias patentes registadas pela Sony, que parecem sugerir a emulação de sistemas mais antigos! Ainda assim, em boa verdade, o processador da PS3 é ainda um autêntico pesadelo de tão complicado que é… O que pode complicar os planos da Sony.

Temos de esperar para ver o que sai daqui.

7. Vamos ter um leitor Blu-Ray

Apesar de muitos ‘especialistas’ adorarem dizer, em todas as novas gerações de consolas, que as cópias de jogos físicas, estão a chegar ao fim da sua vida… Eis que a Sony PlayStation 5, irá continuar a aceitar CD’s como uma bonita e boa consola.

Contudo, é uma dúvida que tem o seu valor, especialmente depois da GameStop ter tido perdas recorde, nos últimos meses… Por isso, se uma das maiores lojas de videojogos está em dificuldades, então qual é o futuro dos jogos físicos?

Afinal de contas, cada vez mais jogadores, preferem comprar online, preterindo as cópias físicas. Aliás, o mercado é tão real, que a própria Microsoft uma oportunidade de lançar uma Xbox One completamente digital.



No entanto, de acordo com um elemento de um estúdio a trabalhar neste momento num jogo PS5. Os jogadores vão poder continuar a adquirir os seus jogos na loja da esquina, visto que o leitor de Blu-Rays ainda vai aguentar mais uma geração.

8. Sony PS5: O capacete PSVR original, vai continuar a ser compatível!

Foi com alguma surpresa, que Mark Cerny afirmou que a Realidade Virtual é realmente um dos focos da PS5, e mais importante que isto, o PSVR original vai ser compatível com a nova consola!

Uma decisão brutal por parte da Sony, que no fundo, acaba por apoiar todos os jogadores que decidiram apostar nesta ‘experiência’ da empresa.

Claro que deverá ser lançada uma nova versão, com especificações melhores, e um design bastante mais simples. (Em boa verdade, mais simples não é difícil…)

Mas é bom saber, que quem gastou cerca de 300/400€ no seu capacete VR, não é obrigado a gastar mais dinheiro.

9. A PS5 vai suportar a resolução 8K

Numa altura em que nem a PS4 Pro é capaz de oferecer 4K60FPS de forma nativa, eis que a Sony confirmou, que a PS5 irá conseguir atingir os 8K!

Claro que o foco irá ser conseguir alcançar os 4K 60FPS em todos os jogos… Mas com as TVs 4K finalmente a baixar de preço, estão-se a tornar cada vez mais ‘Mainstream’.

E por isso, a Sony já está a pensar no futuro, o que quer dizer, as TVs 8K.

10. Sony PS5: A consola não vai ser lançada em 2019!

Na mais recente reunião com os seus investidores, a empresa confirmou que a PlayStation 5 não será lançada neste ano fiscal. Que caso não saiba, terminará no 31 de Março de 2020.

O que para dizer a verdade, caí em linha com tudo aquilo que temos visto nos últimos ‘Leaks’ e rumores!

Aliás, também vai de encontro à minha opinião pessoal!

Que vamos ter um lançamento a apontar para as festividades do ano de 2020. Ou seja, mais para o fim do ano… Ainda assim, acredito que muito irá depender daquilo que a Microsoft anunciar na E3 2019.

Afinal, se a Xbox Anaconda, for revelada já em Julho, então a Sony vai ter de responder de acordo.


Sony PS5: Os 10 detalhes já confirmados que precisa de saber – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte