Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 serão precedidos por um evento de esports inédito: o Intel World Open Tokyo 2020. A inciativa é promovida pela Intel e foi anunciada nesta quarta-feira (11). Ao todo, serão dois torneios: um de Street Fighter 5 e outro de Rocket League, com jogadores do mundo todo. As finais serão disputadas em Tóquio entre os dias 22 e 24 de julho, dois dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos, e darão US$ 250 mil (cerca de R$ 1,1 milhão) em prêmios em cada categoria. O World Open pode ser uma oportunidade de aproximar os jogadores de videogame das Olimpíadas, visto que os esports ainda não são modalidades olímpicas.

Além do campeonato, a Intel também apresentou as novas tecnologias que prometem melhorar a experiência na hora de assistir aos jogos das Olimpíadas e criar novas possibilidade para o treinamento dos atletas. A promessa da empresa é levar conexão 5G de alta velocidade para toda a cidade japonesa, além equipamentos de realidade virtual para auxiliar no treinamento dos atletas e recursos de inteligência artificial.

Intel World Open Tokyo 2020

O Intel World Open Tokyo 2020 é um campeonato de esports separado em dois torneios: um de Street Fighter 5 e um de Rocket League. Cada decisão garante um prêmio total de US$ 250 mil (cerca de R$ 1,1 milhão). Diferente de outros torneios da Intel, como o Intel Extreme Masters (IEM), qualquer pessoa poderá participar. Ou seja, não é preciso fazer parte de circuitos competitivos profissionais para se inscrever.

A competição irá selecionar, inicialmente, 20 países. No entanto, não haverá limite de participantes. Caso o jogador não faça parte de uma das nações pré-selecionadas, poderá participar de uma qualificatória online em março de 2020 que formará mais oito times. As 12 melhores equipes seguem para as semi-finais em Katowice, na Polônia. Em seguida, sete times avançam para Tóquio e se unem à seleção japonesa para disputarem as finais entre os dias 22 e 24 de julho.

Conexão 5G

Nas Olimpíadas, ter uma boa qualidade nas transmissões dos jogo é tão importante quanto a experiência de assistir às competições ao vivo. Com isso em mente, a Intel planeja usar a conexão de Internet 5G para aumentar a cobertura do evento tanto pelas televisões quanto pelos serviços de streaming online.

Para efeito de comparação, as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, registraram cerca de 7 mil horas de conteúdo produzido pelas emissoras oficiais do evento. A expectativa da Intel para Tóquio é que esse número aumente para mais de 9.5 mil horas de cobertura.

Mídia imersiva

As transmissões dos jogos também receberão recursos que prometem aumentar a imersão do espectador. As arenas e estádios serão equipadas com câmeras que conseguem escanear os atletas e gerar modelos virtuais em três dimensões com tamanho real.

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Realidade virtual

O público não será o único beneficiado com inovações apresentadas pela Intel. Os atletas terão acesso a recursos de realidade virtual que prometem criar rotinas inéditas de treinamento. A empresa pretende disponibilizar equipamentos especiais que permitem criar circuitos virtuais. Com isso, os competidores poderão treinar em condições padronizadas com a possibilidade de simular diversas rotinas.

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