Grand Theft Auto 6 – A Rockstar está a demorar demasiado tempo? – Caso não saiba, GTA V foi lançado em 2013, ou seja… Há mais de 6 anos! Por isso, muitos fãs estão a contar os meses, semanas e quem sabe, até os dias para terem novidades acerca do próximo jogo da saga, o muito esperado Grand Theft Auto 6 (GTA VI).

Especialmente depois do lançamento de Red Dead Redemption II, que mostrou toda a qualidade que o staff do estúdio tem com a criação de uma narrativa interessante e claro desenvolvimento de um motor gráfico simplesmente brutal.



O que nos leva à questão que está na cabeça de muitos fãs… Será que a Rockstar Games está a demorar demasiado tempo, para lançar GTA VI?

Portanto, como mencionei em cima, já se passaram 6 anos desde que o último jogo da saga foi lançado. Significando muito curiosamente, a maior pausa de sempre entre lançamentos de jogos GTA.

Para ter noção, veja só as datas de lançamento:

  • GTA 1/GTA 2/GTA 3: 1997/1999/2001
  • Vice City: 2002
  • San Andreas: 2004
  • GTA 4: 2008
  • GTA 5: 2013

Ou seja, já passaram tantos anos, e infelizmente ainda nem sequer sabemos quando é que o próximo jogo irá ser lançado. Visto que não houve qualquer anúncio nesse sentido… Ou seja, é possível que ainda tenhamos de esperar 1/2 ou até mais anos.

Afinal de contas, o primeiro trailer de GTA IV saiu em Março de 2007, com o jogo a chegar ao mercado em Abril de 2008. Similarmente, o primeiro trailer de GTA V saiu em 2011, com o jogo a ser lançado em 2013.

Portanto, é seguro dizer que se por acaso o primeiro trailer de GTA VI fosse lançado hoje, ou amanhã. (O que infelizmente não irá acontecer…) O jogo só iria chegar às prateleiras em 2021!

Apesar dos seus 6 anos no mercado, GTA V contínua a ser um sucesso de vendas!

Estamos a falar de um jogo, que marca quase sempre presença no top 10 de jogos mais vendidos, das mais variadas plataformas. Aliás, GTA V é o jogo mais lucrativo de sempre da indústria.



Portanto, o jogo contínua a ser uma autêntica mina de ouro para a Rockstar, e como é óbvio, o estúdio não tem qualquer pressa de lançar um novo GTA.

Ainda assim, eventualmente, a Rockstar vai ter de lançar GTA 6, e verdade seja dita… A Rockstar adora lançar jogos no fim de ciclo de uma geração de consolas!

Ao lançar um novo jogo no fim de uma geração de consolas, a Rockstar pode simplesmente dar uns toques no título, e voltar a lançá-lo mais tarde para a nova geração. Desta maneira, poderá ir ao bolso dos jogadores 2x em vez de apenas uma.

E se pensarmos bem, com a chegada da nova geração, é bem provável que os atuais jogadores de GTA V, abandonem o jogo para ver aquilo que o futuro reserva… E desta maneira, acaba o ‘cash cow’ para a Rockstar.

Dito tudo isto, se a Rockstar quer aproveitar esta transição, agora é a altura de anunciar um novo título! Contudo, pode haver um problema…

Existe um problema no staff responsável pela saga Grand Theft Auto!

Apesar de GTA V ser um autêntico caso de sucesso, algo de muito estranho aconteceu após o seu lançamento. É que caso não saiba, entre o lançamento de GTA 3 e o lançamento de GTA V, o grande responsável pelo desenvolvimento dos títulos foi Leslie Benzies.

Contudo, algum tempo após o lançamento do último GTA, a Rockstar quase que ‘obrigou’ Benzies a tirar uma sabática de um ano (2014-2015). Até aqui tudo bem… O problema foi quando o ‘dev’ tentou regressar ao estúdio! Visto que foi impossibilitado de o fazer. O que claro está, resultou num processo em tribunal contra a Rockstar, que ainda não está resolvido em 2019.

Uma situação que sem qualquer dúvida poderá significar uma pedra no sapato naquilo que é o desenvolvimento de um novo Grand Theft Auto. É óbvio que existe muito talento no estúdio, basta olhar para Red Dead Redemption… Mas quando uma saga fica a cargo de uma pessoa, e do nada esta desaparece, é provável que as coisas não corram bem num estágio inicial.

Conclusão

Em suma, apesar de aos olhos dos jogadores parecer que a Rockstar está a demorar demasiado tempo.

A verdade é que o estúdio não necessita de lançar um novo jogo devido ao contínuo sucesso de GTA V. Além disso, está também a aproveitar este tempo para resolver assuntos internos, e muito provavelmente, também à espera que a nova geração de consolas seja anunciada.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.