Os Sony WH-1000X M3 estão constantemente no top de vendas de auscultadores Premium, e quase todos os reviewers tecem rasgados elogios à sua qualidade de som, especialmente à eficácia do seu sistema ANC (Active Noise Canceling). Mas será que são assim tão bons? Vamos tentar perceber

Portanto, da mesma maneira que temos a Samsung vs Apple no mundo dos smartphones. No mundo de cancelamento de ruído temos a Bose vs Sony. Contudo, enquanto a primeira fez um excelente trabalho no seu algoritmo de cancelamento de ruído. A segundo fez um trabalho ainda melhor na criação de um algoritmo que se adapta sozinho a qualquer situação. (De forma automática!)



Sony WH-1000X M3: Excelente design, boa bateria e super leves!

Caso não saiba, a Sony revelou o modelo 3 da sua gama WH-1000X na IFA 2018. (Será que vamos ter um novo modelo daqui a alguns dias?) Melhorando imensamente a autonomia em relação ao modelo anterior. No entanto, apesar da bateria ser algo super importante num aparelho sem fios… O que realmente se destacou, foi o seu peso!

Afinal, se por acaso dissesse que estávamos a falar de um aparelho abaixo dos 300€… Eu percebia perfeitamente, porque com os auscultadores na cabeça ou nas mãos, não dá um qualquer ‘feeling’ de robustez. Mas isto é propositado! É que os WH-1000X M3 parecem um pedaço de uma nuvem em cima das nossas orelhas.

Performance

Como é óbvio, se está a pensar comprar uns Sony WH-1000XM3, é porque quer uns auscultadores capazes de bloquear ruído… Pois bem, esta é sem dúvida uma solução fantástica para esse problema.

Afinal de contas, segundo os testes da própria Sony, os 1000XM3 são 4x mais eficazes no cancelamento de ruído, em relação aos ‘velhinhos’ 1000XM2.

Mas o que é realmente interessante no meio disto tudo, é que os 1000XM3 são capazes de selecionar algumas frequências, deixando-as passar para os ouvidos do utilizador. Além disso, com o Modo Ambiente poderá ouvir tudo o que se passa à sua volta sem qualquer problema, ao mesmo tempo que pode continuar a ouvir música.

O cancelamento de ruído é o grande foco dos 1000XM3, mas não pense que a qualidade sonora ficou de parte.

Dito isto, enquanto estes auscultadores irão oferecer um som ainda melhor em smartphones Android com suporte ao standard aptX HD. Mesmo sem esta tecnologia, o som é simplesmente brutal.

Além de todas as suas qualidades sonoras, também temos várias funcionalidades interessantes, como o suporte ao Assistente com um simples toque na área ’touch’. Aliás, aqui até poderá fazer chamadas, mantendo uma qualidade de som muito acima do esperado. (Graças aos vários microfones implementados) Contudo, é provável que pareça um pouco estranho estar a falar com uns auscultadores ‘normais’ na cabeça.

É devido a esta mistura de cancelamento + qualidade de som (+ funcionalidades), que os Sony WH-1000XM3 são muito provavelmente a melhor escolha, se tem algum dinheiro de parte para gastar.

Autonomia

Apesar de existirem vários fatores relacionados com a autonomia de um aparelho deste tipo. (O uso de ANC é um deles). Ainda assim, não é muito difícil chegar às 25h (em média) de uso!

Aliás, estes foram um dos únicos auscultadores sem fios que utilizei na minha vida, que simplesmente metia em cima da mesa da sala, e me esquecia de os carregar, tal era a confiança que me iam aguentar mais um dia sem grandes problemas.

E tal como o ANC, o volume é também um dos fatores para uma autonomia mais baixa… E lá está, eu uso sempre no máximo.

Contudo, caso precise de carga rapidamente, os 1000XM3 suportam carregamento rápido, que lhe irá dar mais ou menos 5 horas de autonomia, com uma simples carga de 10 minutos. (Testei uma carga rápida de 10 minutos, e obtive 28% de bateria)

Conclusão

Dos melhores auscultadores que tive o prazer de testar. Apesar de leves, e de parecerem frágeis, a qualidade de construção Sony não desiludiu. Por isso, se por acaso encontrar uma boa promoção… Não passe ao lado! Valem mesmo a pena. Eu já tive de os devolver, e também estou atento ao preço do bicho.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre o produto aqui.