Aparentemente o Android 10 será lançado oficialmente para os smartphones Pixel no dia 3 de Setembro de 2019. Esta será a data de estreia do Android 10 nos smartphones. No entanto, ainda vai levar um bocadinho até outros fabricantes Android atualizarem os seus dispositivos.

Android 10: a data de lançamento final já é conhecida!

Esta informação chega de dois agentes de suporte da Google que confirmaram que o novo update vai chegar aos Pixel dentro de oito dias.

Esta atualização vai chegar a todos os dispositivos Pixel. Neles incluem-se o Pixel 3/3XL, 3a/3a XL, bem como outros mais antigos como o Pixel 2/2 XL. Uma boa surpresa é que o Pixel e Pixel XL original que foram lançados em 2016, também vão receber o Android 10 apesar da janela de suporte de dois anos. Isto é um grande bónus para quem resolveu apostar no início na linha de smartphones Google. Estavam prometidos dois anos de sistemas operativos, mas afinal vão receber muito mais.

Com a chegada do Android 10, vão-se embora as sobremesas que eram a grande assinatura do sistema operativo Android. De facto, foram 14 versões bem apetitosas. Falamos dos Android 1.5 Cupcake, Android 1.6 Donut, Android 2.0-2.1 Eclair, Android 2.2 Froyo, Android 2.3 Gingerbread, Android 3.0-3.2 Honeycomb, Android 4.0 Ice Cream Sandwich, Android 4.1-4.3 Jelly Bean, Android 4.4 KitKat, Android 5.0-5.1 Lollipop, Android 6.0 Marshmallow, Android 7.0-7.1 Nougat, Android 8.0-8.1 Oreo e Android 9 Pie.

Até agora já são conhecidas algumas novidades alusivas ao sistema operativo Android. De entre o principal está logo à partida o suporte para dispositivos dobráveis. Temos também o suporte para 5G, ações sugeridas, respostas inteligentes e outras características de segurança.

Para além disso temos também um maior desempenho que é o que qualquer utilizador mais deseja. Temos também o controlo parental e finalmente o modo escuro.

Entretanto também há novidades acerca do Android 10 para o Galaxy S10.

É que conforme revela o YouTuber Dudu Rocha acabou de chegar à Internet a nova versão do sistema operativo da Google juntamente com a Interface OneUI 2.0 para o Samsung Galaxy S10.

OneUI 2.0: Android 10 para o Galaxy S10 chega à Internet!

O OneUI 2.0 parece vir no seguimento da versão anterior. Pelo menos existem vários pontos em comum. No entanto, a julgar pelas alterações mínimas na aparência do OneUI mostradas no vídeo acima, hesitaríamos em chamá-la 2.0. De facto, parece ser mais uma versão inicial que tenta incorporar todas as funcionalidades obrigatórias do Android 10, como o novo sistema de navegação por gestos.

Entretanto, a Samsung também tem gestos, mas eles necessitam de ser descarregados como uma aplicação em separado da Play Store, chamada One Hand Operation+. Depois, são então aplicados ao Galaxy. Com o Android 10, no entanto, os gestos padrão de deslizar para cima, esquerda, direita, etc estão incorporados ao nível do sistema.

Entretanto, o vídeo revela também mais novidades do OneUI e alguns aspetos técnicos.

Esta versão inicial pode estar longe de estar concluída. Aliás conforme refere este YouTuber muita coisa pode ainda mudar. Por exemplo, o relógio que estava no OneUI 1 mas já não está no 2, ou o tamanho de letra. Ainda assim revela que a Samsung quer incorporar todas as funcionalidades do Android 10 no OneUI 2.0.