Os ainda muito recentes Ryzen 3000 da AMD, estão a dar muitas dores de cabeça à Intel! Afinal de contas, estamos neste momento a ver uma autêntica fuga de consumidores para o lado da rival verde. O que acaba por ser extremamente interessante, quando temos em conta que a AMD quase entrou na banca rota, há alguns anos atrás.

Em suma, a Intel está a pagar por ter deixado de trabalhar e de inovar… Contudo, a gigante dos micro-processadores contínua a insistir que a sua oferta de processadores, contínua a ser a melhor!

A Intel afirma que os Intel Core 9000 são mais rápidos que os Ryzen 3000 em tudo! Excepto no Cinebench… 

Portanto, caso não se lembre, foi na Computex 2019 que a Intel mencionou que iria usar benchmarks de casos de uso reais. De forma a testar realmente como se compartam os seus processadores contra os produtos rivais da AMD.

Pois bem, esta promessa foi agora cumprida! Afinal de contas, a Intel acabou de lançar vários slides, onde mostra que os Intel Core de 9ª geração são mais rápidos em quase tudo. Ora veja:

Um dos benchmarks usado, foi o Sysmark, que consiste numa lista das aplicações mais utilizadas no mercado. Ou como a Intel gosta de dizer… Aplicações do Mundo Real!

Pois bem, no Sysmark, a Intel comparou os seus processadores topo de gama i9 e i7 com o Ryzen 3900X. Com o i9-9900K a ser 6% mais rápido que a oferta da AMD. Enquanto o i7-9700K conseguiu ser 2% mais rápido.

Similarmente, na performance de computação, o Core i9 fica com uma vantagem de 9%, enquanto o i7 ficou pelos 6% (Single-Core). Entretanto, na performance Web, temos o i9 a ficar à frente com uma vantagem de 3%, enquanto o i7 empatou com o 3900X.

Para finalizar, temos o Cinebench, onde a AMD cilindra completamente a oferta da Intel.

Intel vs AMD – Gaming

No Gaming, a AMD apenas conseguiu ganhar no AC: Odyssey e Ashes of the Singularity. Curiosamente, o Core i7-9700K ficou à frente em quase todos os jogos testados, empatando noutros.

Mas as coisas não ficaram por aqui!

A Intel também testou a performance do IMC (Controlador de Memória), mostrando um teste em que o i7-9700K terminou 2 minutos mais cedo. (Vs Ryzen 3900X)

Segundo a Intel, os seus processadores também têm a vantagem nas frequências de relógio. Com a empresa a afirmar que os seus produtos conseguem atingir frequências mais altas em todos os núcleos.

Contudo… Estes dados da Intel, vão contra a esmagadora maioria das reviews publicadas até agora!

É de conhecimento público, que os Ryzen 3000 foram um excelente lançamento, que realmente ameaça o domínio da Intel. Por oferecer uma excelente performance single-thread, bem como multi-thread, a um preço bastante apelativo.

Em suma, temos aqui um golpe de Marketing da gigante Azul, para tentar tirar os holofotes da AMD. Uma tentativa de estancamento da hemorragia de clientes, visto que a AMD está a conseguir roubar uma quantidade significativa da quota de mercado.

Ah… É bom não esquecer, que a própria Intel já admitiu que a AMD cresceu imenso nos últimos tempos! (Ora leia.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte