Neste segundo semestre do ano vamos contar com o lançamento de muitos smartphones emblemáticos. A Samsung está pronta para lançar os smartphones da série Galaxy Note 10 na próxima semana, enquanto os iPhones da próxima geração da Apple devem ser lançados no próximo mês. A Huawei também não fica atrás e já prepara o Huawei Mate 30. Claro que na gama do fabricante chinês, o ponto de honra vai para o modelo Pro. O o Huawei Mate 30 Pro vem com tecnologias muito avançadas.

Huawei Mate 30 Pro vem com AirGlass e câmara super-sensível

Embora ainda não sejam conhecidos todos os pormenores desta nova gama já conhecemos algumas novidades. As mais recentes devem-se a patentes que acabaram de chegar à Internet. Uma fala do AirGlass e outra da câmara SuperSensing, ou se preferirem, super sensível.

Começando pela primeira patente, espera-se que os smarpthones da série Mate 30 venham com o protetor de ecrã AirGlass em vez de apostarem no Corning Gorilla Glass. A descrição detalhada do Huawei AirGlass fala de “Capas para smartphones. Tem também outras designações. “Estojos para smartphones; Óculos de proteção; Capas para computadores tablet; Películas de proteção adaptadas para smartphones; Suportes adaptados para dispositivos móveis. ”

Por outro lado, temos a segunda patente que fala da câmara SuperSensing e que será utilizada nos próximos smartphones da série Mate 30. Isto foi implementado pela primeira vez nos topos de gama Huawei P30 e P30 Pro que contam com um sensor primário de 40 megapixéis como parte de sua configuração de quatro câmeras.

O Processador de Imagem (ISP) e o chipset Kirin 980 funcionam de forma a permitir a entrada de mais 40% de luz, dando origem a imagens detalhadas. A mesma tecnologia será utilizada nos futuros smartphones emblemáticos.

Entretanto já há mais pormenores acerca das câmaras.

O Huawei Mate 20 Pro chegou com câmeras traseiras triplas – uma câmera grande angular de 40MP, uma câmera telefoto de 8MP com zoom de 3x e uma câmera de 20MP ultra grande angular. Ora o seu sucessor, o Mate 30 Pro pode vir com duas câmeras de 40MP, de acordo com um novo leak.

Surpresa: Huawei Mate 30 pode ter duas câmeras de 40 megapixéis!

O leakster que tem o nome de código @RODENT950 no Twitter é conhecido pelos seus leaks relacionados com a Huawei e a Honor. Ora este utilizador revelou ao mundo a possível configuração de câmeras para o Mate 30 Pro.

Segundo ele, o smartphone terá um sensor RYYB de 40MP 1/1.5” com abertura variável de f1.6 – f/1.4. Ele também terá uma funcionalidade chamada Cine Lens, que pode ser ativada durante a gravação de um vídeo. Lembro que a Huawei solicitou uma marca comercial para o “Cine Lens” há algumas semanas.

A segunda câmera é outra câmera de 40MP, mas diferente. Assim, aposta numa lente ultra grande angular de 120° e uma abertura f/1.7. Tem também a funcionalidade Cine Lens para a altura em que quisermos gravar vídeos com este sensor. Uma espécie de Go Pro.

A terceira câmera é uma telefoto de 8MP com zoom de 5x (óptico). Esta é provavelmente a mesma câmera periscópica que está presente no Huawei P30 Pro. Deve ter zoom digital de até 50x também.

Entretanto nada se sabe acerca do quarto sensor, que é provavelmente um sensor ToF.