O teste com o "fim dos likes" no Brasil foi a principal novidade do Instagram em julho. A rede social começou a ocultar o número de curtidas para os seguidores de algumas contas, permitindo que apenas o dono do perfil visualize a contagem. Outra novidade foi o sticker de chat, que permite adicionar um convite no Stories para uma conversa em grupo. Outros destaques do aplicativo no período ficaram por conta de novas ferramentas para combater o bullying nas postagens, além de um alerta que avisa usuários que estão próximos de serem banidos. Veja, a seguir, tudo o que chamou atenção do público sobre a plataforma nos últimos 31 dias.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Fim dos likes

O Instagram começou a testar, em meados de julho, uma mudança que esconde os likes de fotos e vídeos publicados no feed. Segundo a empresa, a iniciativa tem o objetivo de diminuir o clima de competição entre os seguidores e estimular colaborar para que as pessoas foquem mais em contar suas histórias e não apenas esperar pelas curtidas.

Os likes ainda existem, mas têm visualização limitada: apenas os donos dos perfis podem ver a quantidade de curtidas dos seus próprios posts. A novidade teve grande repercussão no Twitter, mas ainda não é definitiva. Ainda não se sabe quando – e se – a mudança será aplicada a todos os usuários.

Chat Sticker

O Chat Sticker é o novo adesivo do Instagram para Stories que serve com convite para um bate-papo em grupo no Direct – ideal para discutir um determinado tópico ou fazer planos entre amigos. Seguidores que tocam na ilustração ganham acesso a uma lista de espera. O dono do perfil pode conferir os amigos aceitaram o pedido do chat e selecionar quais podem entrar na conversa. Não é obrigatório incluir todos os que clicaram. O criador tem o controle sobre a conversa e pode encerrá-la a qualquer momento.

Monitor de bullying

No começo de julho, o Instagram lançou um recurso inteligente que identifica possível comentário abusivo e sugere que o usuário reconsidere sua publicação. A ferramenta compara o conteúdo com outros comentários denunciados pela comunidade. O objetivo é fazer o usuário refletir sobre suas ações e incentivar a publicação de conteúdo menos ofensivo. A notificação de um comentário ofensivo não é enviada na hora para o dono do perfil, de modo que o seguidor tenha tempo de alterar o teor da mensagem e reenviar.

Além disso, a plataforma passou a permitir restringir usuários para evitar ter interações com alguém sem, necessariamente, precisar bloquear ou deixar de seguir. Uma pessoa nunca fica sabendo que foi marcada como restrita por outro perfil da rede social.

Alerta de banimento

Contas que foram denunciadas e estão perto de serem banidas começarão a receber um aviso d

... o Instagram. O alerta informa que o perfil pode ser removido da rede social a qualquer momento e abre espaço para recorrer e justificar os posts que deram ensejo para a decisão. A notificação leva em conta o histórico de posts do feed, do Stories e comentários que foram denunciados por suspeita de nudez e pornografia, assédio e bullying, discurso de ódio, venda de drogas ou terrorismo.

Meu Instagram não aparece a função Música: o que posso fazer? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo