Quando pensamos em Android normalmente não nos lembramos da Nintendo Switch. No entanto, graças ao trabalho de dois elementos do conhecido fórum XDA Developers qualquer Nintendo Switch hackável (normalmente são as que foram vendidas antes de julho de 2018) já pode ter o LineageOS 15.1 a correr diretamente do cartão SD. A propósito disto já foram publicadas algumas instruções e também um vídeo que revela como tudo funciona quase se instala o Android na Nintendo Switch.

Já pode instalar o Android na Nintendo Switch sem estragar nada!

O LineageOS 15.1 na Nintendo Switch tem basicamente tudo o que podemos esperar do LineageOS. Assim, obtemos todas as funcionalidades básicas do Android, suporte para os serviços da Google e até mesmo o suporte para aplicações Nvidia Shield nativas. Isto significa que podemos jogar Half-Life e o Portal em movimento e até mesmo usar o GeForce Now se estiverem registados na fase beta. Entretanto os Joycons e o Nintendo Pro Controller funcionam sem problemas. O teclado e o rato também funcionam quando encaixados… Ou seja, praticamente qualquer coisa que funcione com o sistema da Nintendo Switch vai continuar a funcionar. É sem dúvida um port espetacular do Android e vale a pena experimentarem se tiverem por casa um cartão SD.

Na prática temos o LineageOS 15.1 baseado no Android 8.1 Oreo. O TWRP vem pré-instalado. Temos perfis de desempenho de CPU e GPU.

Algo importante é que o Android na Switch funciona no modo portátil e encaixado. Existe também suporte para áudio.

Instalar o Android na Nintendo Switch pode ser um pouco difícil, pois será necessário escrever-se uma imagem no cartão SD. Atenção que esta imagem também limpa todos os dados armazenados no processo. Assim certifiquem-se que não têm nada nesse cartão. Pelo menos de importante.

Vamos olhar agora para o que não funciona. Não funciona a auto-rotação, o carregamento não é detetado mas a consola carrega e algumas aplicações não detetam o joycon como deve ser.

Entretanto, por vezes, o ecrã sensível ao toque detecta toques, mesmo quando o dedo não está a tocar no ecrã.

Agora uma excelente notícia. Instalar o Android na Nintendo Switch não muda nada no sistema operativo principal. Assim não tem de se preocupar com nada.

Para saber como o fazer siga esta ligação.