O Nokia 9 Pureview continua a ser o único com cinco câmaras no mercado desde que foi lançado em fevereiro de 2019. Assim, possui uma configuração penta-câmera (cinco) na parte traseira e duas câmeras para selfies na parte frontal. Ou seja, tem um total de sete câmeras. O que já vimos de fotografias tiradas com este equipamento revelam que esta configuração faz maravilhas. No entanto, esta não é a única coisa espetacular no topo-de-gama da Nokia. O YouTuber Zack Nelson do canal JerryRigEverything submeteu o Nokia 9 ao seu famoso teste de durabilidade. Nele o equipamento da Nokia brilhou!

Nokia 9 Pureview é o novo Chuck Norris dos smartphones!

A Nokia tem uma excelente reputação no campo dos telemóveis. De facto, a construção sempre foi um ponto forte. Quem não se lembra do 3310 ou do 3330. Mais duros que uma rocha! Entretanto, o Nokia 9 PureView, de fato, mantém esta reputação a julgar por este teste de durabilidade.

O teste começa com os arranhões usando a escala de dureza de Moh. Como há uma proteção do vidro Gorilla Glass no ecrã, este dispositivo é resistente. Entretanto, este equipamento também foi submetido ao teste de chama que torna brancos os pixéis AMOLED depois de trinta segundos. Normalmente nunca recuperam totalmente.

No entanto, o que mais nos interessa é o teste de flexão. O painel de vidro do Nokia 9 PureView manteve-se firme quando a pressão foi aplicada na parte traseira e frontal. O vidro na parte traseira separa-se ligeiramente do chassis quando a pressão aumenta, talvez devido a um adesivo fraco. No entanto não há danos irreversíveis ao telefone. O ecrã ainda funciona bem.

Quando a HMD Global agarrou na marca Nokia e a trouxa à vida, sempre achei que seria uma grande marca do passado colocada num smartphone qualquer. No entanto, os equipamentos deste fabricante têm-me mostrado o contrário. De facto, têm boa construção, bom software e sobretudo uma excelente relação qualidade/preço.

É pena a presença em Portugal não ser nada de extraordinário porque se fosse e houve realmente uma forte aposta tenho a certeza que daria muito que falar.