Existem muitas razões pelas quais a Windows Store ou se preferirem a Microsoft Store nunca se tornou na líder de vendas de jogos para PC que poderia, ou pelo menos, deveria ser. No entanto, uma das principais é a falta de suporte da Microsoft para mods. A possibilidade de se modificar os jogos é uma parte importante dos jogos para PC. No entanto, isto torna-se complicado se estivermos a jogar títulos comprados na loja da Microsoft.

Boa notícia? Microsoft Store vai permitir adicionar mods a jogos

Bem, isto pode estar prestes a mudar. Conforme descoberto pelo Redditor Pycorax, a atualização mais recente do Windows 10 introduziu silenciosamente uma nova pasta para ficheiros intitulada “’ModdableWindowsApps.” O título diz tudo – parece que esta pasta será para guardar mods para aplicações do Windows compradas através da Microsoft Store. Entretanto, a documentação para a atualização mais recente do Windows 10 parece confirmar isso. Ora eis o que a Microsoft diz:

Foi adicionada a pasta Program Files \ ModifiableWindowsApps para que os utilizadores possam modificar os ficheiros de instalação (por exemplo, para instalar mods). Atualmente, este elemento destina-se a ser usado apenas por determinados tipos de jogos.

Ora aqui está. A Microsoft vai finalmente suportar mods de “certos” jogos de PC. De facto isto faz todo o sentido. O gigante de Redmond está a apostar num novo Game Pass e numa nova aplicação da marca Xbox para esta plataforma (ambos em versão beta por enquanto). Assim, é uma boa ideia apostar em funcionalidades há muito esperadas, como a possibilidade de se utilizarem mods.

Olhando para o bolo todo, a combinação de um serviço de assinatura acessível, como o Game Pass, e a capacidade de modificar jogos é, na verdade, bastante atrativa e pode atrair utilizadores que até aqui preferiam a Steam e outros concorrentes.

O que acha disto? Será um verdadeiro game changer? Ou o que tem a Microsoft de fazer para levar mais pessoas a utilizarem a sua plataforma de venda?