O "Desafio da Tampinha" é uma brincadeira que se espalhou na Internet nos últimos dias, principalmente, no Instagram e no Twitter. O jogo consiste em fazer um vídeo arrancando a tampa de uma garrafa com o pé, sem deixá-la cair, após dar um giro de 360° com o corpo. Também conhecido nas redes sociais como Bottle Cap Challenge (Desafio da Tampa de Garrafa, em português), o chute foi reproduzido por diversos famosos ao redor do mundo e já conta com mais de 95 mil posts no Instagram.

A brincadeira estourou nos últimos cinco dias e continua em ascensão nas redes, chegando ao seu ápice de popularidade na madrugada desta sexta-feira (05), segundo o Google Trends - ferramenta que analisa os trends da internet. No Brasil, a busca pelo termo "desafio da tampinha" está em uma crescente desde esta quinta-feira (04). No Instagram, a hashtag do desafio foi usada mais de 95 mil vezes, se tornando a principal rede a popularizar o jogo.

Ainda não se sabe de onde surgiu o desafio, que tem suas origens no MMA - uma modalidade das artes marciais. Entretanto, um dos pioneiros a compartilhar a brincadeira, ainda no mês de junho, foi o lutador Max Holloway, o responsável por desafiar o cantor John Mayer. Há rumores de que a brincadeira surgiu com o campeão de Taekwondo, Farabi Davletchi, porém utilizando uma hashtag diferente.

Com mais de 14 milhões de visualizações, o ator Jason Statham foi um dos primeiros a realizar o desafio e ajudar a torná-lo viral. Após realizar a brincadeira, com êxito ou não, o participante desafia alguma outra pessoa para também participar do jogo. O jogador de futebol Ibrahimovic e o ator Ryan Renolds foram outras celebridades a toparem o desafio em suas redes sociais.

No Brasil, diversas personalidades da mídia embarcaram na brincadeira e tentaram derrubar a tampinha das garrafas. O lutador de MMA Fabrício Werdum elevou o nível e derrubou três tampinhas com um único chute. O vídeo foi postado em seu Twitter, outra rede social no qual o desafio foi muito compartilhado por seus usuários.

O youtuber Lucas Rangel também participou da brincade

... ira e, diferentemente de Werdum, demonstrou bastante dificuldade para completar o desafio. O criador de conteúdo compartilhou em seu Instagram as suas diversas tentativas e o resultado final.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo