Uma vulnerabilidade divulgada nesta quarta-feira (26) coloca em risco contas de 300 milhões de usuários da plataforma de jogos Origin, da EA, no PC e no celular. Revelada por especialistas das firmas de segurança Check Point Research e CyberInt, a falha abre caminho para a invasão de perfis e roubo de identidade dos gamers. Para isso, basta que potenciais vítimas cliquem em um link malicioso compartilhado como um convite falso para jogar.

Os pesquisadores reportaram o problema para a EA assim que o bug foi descoberto. A correção liberada pela empresa de jogos já está disponível em forma de atualização e deve ser instalada o mais rápido possível.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Origin é uma plataforma concorrente da Steam que permite comprar e jogar online títulos da EA como FIFA, The Sims, Battlefield e Medal of Honor no computador e no celular. Ao explorar a falha, um criminoso poderia sequestrar a sessão do jogador e ter acesso ao acervo completo de games comprados, além de ter a possibilidade de adquirir mais jogos usando um método de pagamento cadastrado. O bug também pode expor contas de redes sociais e de sistemas como Xbox Live e PlayStation Network sincronizadas.

Segundo a CyberInt, o interesse de criminosos em aproveitar falhas do tipo está em comercializar o produto do roubo na deep web. Por meio de uma distribuição em massa por meio do WhatsApp, um golpe contra estúdios de games como a EA poderia se tornar muito lucrativo.

Ainda não há registro de exploração da falha até a data de divulgação. No entanto, agora que o problema é de conhecimento público, é preciso atualizar o Origin no PC o quanto antes. Usuários também podem

... ativar a autenticação de dois fatores para aumentar a segurança da conta, além de baixar jogos apenas por meio da ferramenta oficial da fabricante para evitar ser alvo de ataque.

Você já comprou na Origin? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo