Muitos usuários têm mudado o sobrenome no Facebook para "iFood" a fim de ganhar um cupom de desconto de R$ 42 no aplicativo de entrega de comida. No entanto, tudo não passa de uma "pegadinha": a oferta não existe e quem cai no golpe é obrigado a manter o nome trocado por pelo menos 60 dias, devido ao regulamento de segurança da rede social.

No Google Trends, as buscas por "cupom colaborador iFood" começaram a partir do último domingo (5), junto a pesquisas como "facebook ifood" e a termos relacionados à troca de sobrenome. O iFood esclareceu ao TechTudo que "o conteúdo divulgado em redes sociais é falso" e que a empresa divulga promoções apenas pelo app e pelas contas oficiais nas redes — veja a nota na íntegra no fim desta publicação.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A corrente da pegadinha difundida no Facebook apresenta uma oferta especial chamada "cupom de colaborador iFood", que supostamente dá ao usuário três cupons de R$ 42 com quatro meses de validade para usar no aplicativo de delivery. A condição para o desconto seria trocar o sobrenome no Facebook por "iFood". A publicação acompanha uma captura de tela de um pedido listado como grátis após a aplicação do desconto falso para maior veracidade.

O objetivo do golpe é obrigar a pessoa a ficar por dois meses com o sobrenome como "iFood" no Facebook. O regulamento da rede social deixa claro que é possível trocar de nome apenas a cada 60 dias, como forma de política de segurança. A plataforma dificulta a mudança quando o usuário já tenha modificado o nome "nos últimos 60 dias ou tentou alterá-lo com muita frequência".

Como mudar o nome no Facebook

Passados os 60 dias, o usuário deve acessar as configurações gerais da conta, entrar na seção Geral e fazer a alteração no espaço indicado. Ao terminar, deve-se verificar a alteração, escolher como seu nome será exibido, inserir a senha e salvar. Caso tenha dificuldades de alterar o nome, o Facebook ainda oferece a opção de preenchimento de um formulário para solicitar a mudança.

Como encontrar cupom do iFood

Promoções e cupons de desconto de aplicativos como o iFood são normalmente divulgados nas páginas oficiais da empresa. O site do iFood pode ser acessado no desktop, e a plataforma também está disponível como aplicativo para Android e iPhone (iOS). O delivery também distribui ofertas por e-mail, SMS (caso os dados estejam devidamente cadastrados no aplicativo) e notificações push do app no celular.

O que diz o iFood

Nota enviada pelo iFood ao TechTudo:

"O iFood esclarece que o conteúdo divulgado em redes sociais é falso. Como procedimento padrão de segurança, a empresa realizou testes e confirmou que o método não funciona. O iFood reforça que todas as promoçõ

... es são sempre divulgadas pelos canais oficiais da empresa, ou seja, redes sociais, aplicativo e SMS, e são acompanhadas por regulamentos com regras e condições claras de funcionamento."

A empresa também esclareceu com humor para os seguidores no Twitter que o golpe com o sobrenome no Facebook não funciona.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo