Os interessados em desativar o WhatsApp temporariamente podem realizar o procedimento em poucos passos pelo app para Android e iPhone (iOS). A medida é útil em casos de perda ou roubo do celular, quando é necessário entrar em contato com o suporte do serviço e fornecer o número de telefone. Outra ocasião para se desconectar do mensageiro mais popular do mundo é quando o usuário não quer ser incomodado por mensagens e notificações, por exemplo. Assim, é possível continuar a usar outros aplicativos, sem precisar abrir mão da Internet.

Na primeira opção, por uma questão de segurança, a empresa vai desvincular a conta do aparelho e essa só poderá ser usada novamente após uma nova confirmação do seu número ser feita. Ao contrário da opção de apagar a conta, os seus dados e grupos são preservados no processo. No tutorial a seguir, confira como desativar temporariamente a sua conta do WhatsApp. Os procedimentos foram feitos em um Moto E5 Plus com o Android 8.0 Oreo do Google, e em um iPhone 8 rodando o iOS 12, da Apple.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em caso de perda ou roubo

Passo 1. Pelo computador ou por outro celular, escreva um e-mail para [email protected]. No assunto, escreva "Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta". No corpo do e-mail, digite o seu número de telefone completo, com código do país (+55, no caso do Brasil) e DDD;

Passo 2. Algumas horas depois, você receberá um e-mail de confirmação sobre a desativação da sua conta. A partir de então, começa a contar um prazo de 30 dias para que o perfil seja reativado. Caso contrário, ele será excluído;

Passo 3. Ao recuperar o seu celular ou adquirir outro aparelho, abra o WhatsApp e faça o processo de verificação do seu número normalmente. As mensagens recebidas no período de desativação serão entregues.

Para não ser incomodado

No Android

Passo 1. Toque sobre o ícone do WhatsApp e mantenha o dedo pressionado por alguns instantes. No menu exibido, toque sobre o botão "i" – indicado abaixo. Nas configurações do aplicativo, selecione "Forçar parada" e confirme em "OK";

Passo 2. Abra "Uso de dados" e desative a opção "Dados em segundo plano". Vale ressaltar que o WhatsApp ficará offline apenas enquanto o celular estiver usando os dados móveis da operadora (3G ou 4G). Ao se conectar a uma rede Wi-Fi, as mensagens serão recebidas normalmente.

No iPhone

Passo 1. Abra as configurações do sistema Apple no ícone de "Ajustes&

... ;quot;. Toque em "WhatsApp" e desmarque a opção "Dados Celulares". Vale ressaltar que o WhatsApp ficará offline apenas enquanto o celular estiver usando os dados móveis da operadora (3G ou 4G). Ao se conectar a uma rede Wi-Fi, as mensagens serão recebidas normalmente.

Pronto. Aproveite as dicas para desativar temporariamente sua conta do WhatsApp quando precisar.

Como apagar contatos do WhatsApp? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo