Desde o seu an?ncio, o Windows 10 tem surpreendido usu?rios com novidades como chegada da assistente virtual Cortana e de um substituto para o Internet Explorer. Mas, recentemente, a Microsoft chegou a um novo patamar ao confirmar que a atualiza??o do sistema operacional ser? gratuita mesmo para donos de vers?es piratas?do Windows 7 ou 8. Para entender melhor como o processo de atualiza??o vai funcionar, a Microsoft explica em um tira-d?vidas r?pido antes do lan?amento oficial.

Office 2016: 10 perguntas e respostas sobre a vers?o preview para Mac OS

Entenda como funcionar? o processo de update gratuito do Windows 10 para?c?pias piratas (Foto: Reprodu??o/Microsoft)

Por quanto tempo o Windows 10 ser? gratuito?

A libera??o do Windows 10 de forma gratuita n?o significa que ele ser? disponibilizado de forma cont?nua para os usu?rios. Conforme a Microsoft, a atualiza??o do Windows 10 ser? gratuita por um (1) ano para usu?rios do mundo inteiro. Depois desse per?odo, quem decidir aderir ao novo sistema dever? pagar uma licen?a a ser determinada ou se adaptar ?s limita??es impostas pela fabricante.

"A atualiza??o do Windows 10 ser? gratuita por 1 (um) ano a todos os usu?rios do mundo inteiro que fizerem a atualiza??o, desde que tenham o Windows 7, 8 ou 8.1", explica a Microsoft, em nota. ?O Windows 10 estar? dispon?vel como uma atualiza??o gratuita durante o primeiro ano para dispositivos novos ou j? existentes que tenham, atualmente, o Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1?, informa.

Se um dispositivo foi considerado n?o-genu?no ou sem licen?a antes da atualiza??o, continuar? a ser considerado n?o-genu?no ou sem-licen?a ap?s a atualiza??o ?

Quem pode atualizar para o Windows 10?

Nem todos os sistemas operacionais antigos da Microsoft ser?o compat?veis com o Windows 10. Para come?ar, ? fundamental que o computador tenha o Windows 7, 8 ou 8.1 instalado, seja ele original ou pirata. Ainda segundo a fabricante, n?o poder?o fazer o update gratuito usu?rios que possuam as seguintes vers?es: Windows 7 Enterprise, Windows 8 / 8.1 Enterprise e Windows RT / RT 8.1. Al?m disso, ? necess?rio garantir que a m?quina possua as?configura??es de hardware necess?rias.?

Quem tem uma vers?o pirata do Windows 7 poder? atualizar?

O Windows 7 ? a vers?o mais antiga da plataforma que poder? fazer a atualiza??o para o Windows 10, mesmo na c?pia pirata. O acesso ? novidade, entretanto, pode ser diferente de acordo com a vers?o do sistema. Para usu?rios do Windows 7 RTM, a atualiza??o ser? feita via m?dia ISO (grava??o de DVD), j? o Windows 7 SP1 (Service Pack 1) tamb?m pode fazer a mudan?a por meio do Windows Update.?

A atualiza??o muda a licen?a de pirata para genu?na no Windows 10?

N?o. Os usu?rios ter?o direito a atualizar o sistema operacional, mas isso n?o mudar? o estado de sua licen?a. Ou seja, continuar? sendo uma "c?pia n?o genu?na" e precisar? ser ativada com uma licen?a. ?Se um dispositivo foi considerado n?o-genu?no ou sem licen?a antes da atualiza??o, esse dispositivo continuar? a ser considerado n?o-genu?no ou sem licen?a ap?s a atualiza??o?, explica a Microsoft.

Qual limita??o o usu?rio de uma vers?o pirata ter? no Windows 10?

A vers?o n?o oficial do Windows, de acordo com especialistas da Microsoft, est? sujeita a um maior risco de malware e fraudes, como roubo de dados pessoais e financeiros, e a exposi??o de informa??es pessoais do usu?rio. Al?m disso, a c?pia pirata do sistema operacional poder? apresentar um mau desempenho ou funcionamento ina

... dequado j? que n?o ? coberta pelo suporte ou tenha garantias.?

? poss?vel que seu computador apresente a mensagem "Esta c?pia do Windows n?o ? original"?, indicando a falta de atualiza??es de pacotes de seguran?a e outros recursos limitados no sistema. Como o update mant?m sua c?pia do Windows 10 como pirata, o usu?rio permanecer? com essas e mais restri??es (que podem incluir o acesso a Windows Store), mesmo ap?s a atualiza??o. Para garantir a seguran?a, a forma oficial de regulamentar essa situa??o ? adquirindo uma licen?a original.

Veja nota completa da Microsoft:

?A oferta de upgrade gratuito para o Windows 10 se aplica a qualificados dispositivos novos e existentes que executam o Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1. Algumas edi??es s?o exclu?das do upgrade gratuito do consumidor - incluindo o Windows 7 Enterprise, Windows 8 / 8.1 Enterprise e Windows RT / RT 8.1. Clientes do Active Software Assurance em licenciamento por volume t?m o benef?cio para atualizar para o Windows 10 outras ofertas da empresa.

N?s sempre estivemos empenhados em garantir que os clientes tenham a melhor experi?ncia poss?vel com o Windows. Com o Windows 10, apesar de que PCs n?o-genu?nos podem ser capazes de serem atualizados para o Windows 10, a atualiza??o n?o mudar? o verdadeiro estado da licen?a.

O Windows n?o-genu?no n?o ? disseminado pela Microsoft. Ele n?o ? devidamente licenciado ou apoiado pela Microsoft ou um parceiro de confian?a. Se um dispositivo foi considerado n?o-genu?no ou sem licen?a antes da atualiza??o, esse dispositivo continuar? a ser considerado n?o-genu?no ou sem-licen?a ap?s a atualiza??o.

De acordo com especialistas do setor, o uso de software pirata, incluindo o Windows n?o-genu?no, resulta em um maior risco de malware, fraude (roubo de identidade, roubo de cart?o de cr?dito etc), a exposi??o p?blica de suas informa??es pessoais, e um maior risco para o mau desempenho ou mau funcionamento do recurso?.

Qual ? o melhor Windows de todos os tempos??Opine no F?rum do TechTudo.?

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo