A Samsung desenvolveu uma tecnologia de transmissão de áudio por meio da tela do celular, usando condução óssea e vibrações. A solução soa como mais uma tentativa de evitar o notch, recorte que se popularizou devido ao iPhone X, e ainda assim obter uma tela que aproveita ao máximo o espaço frontal do aparelho. Chamada de Sound on Display OLED, a novidade deve ser apresentada em detalhes este mês na CES 2019, feira de eletrônicos que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O ser humano escuta tanto pelos tímpanos quanto por meio dos ossos da cabeça. Quando os ossos vibram, as ondas sonoras atingem a cóclea, uma parte interna do ouvido, resultando no mesmo tipo de impulso nervoso que leva o cérebro a perceber o som. O novo display se aproveita dessa função: ele vibra para produzir sons quando o usuário encosta a orelha.

A tecnologia tornaria o alto-falante superior do celular desnecessário, ajudando a fabricante a ampliar suas telas sem recorrer ao notch no design dos dispositivos. A empresa já arranjou anteriormente uma forma de incorporar ao display outro elemento da frente do smartphone, a câmera de selfies. O Galaxy A8S tem um painel conhecido como Infinity-O, que traz um pequeno espaço circular dedicado à câmera no canto superior esquerdo.

Ainda não se sabe qual será o primeiro modelo da Samsung com o Sound on Display, mas há especulações de que Galaxy S10 ou Galaxy Note 10 tenham o recurso. Outras companhias chinesas e coreanas também devem demonstrar protótipos com tela que emite sons durante a CES. Uma tecnologia similar já foi vista antes em dois smartphones Android, o

... /a> Aquos Crystal e o Xiaomi Mi Mix. Os dispositivos usam um alto-falante piezoelétrico, mas receberam críticas pela baixa qualidade de som.

Via WCCF Tech e How Stuff Works



>>> Veja o artigo completo no TechTudo