A CloudFlare lançou o 1.1.1.1, aplicativo grátis que facilita o uso do DNS no celular neste domingo (11). A ideia é aumentar a velocidade da Internet e manter a conexão protegida de invasões, por exemplo. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), a ferramenta pode ser configurada em poucos passos e dispensa qualquer tipo de cadastro, além de evitar a necessidade do ajuste manual pelos interessados. A empresa garante não coletar nenhum dado pessoal e promete acelerar o carregamento de sites, com o dobro da velocidade do DNS do Google.

O DNS (Domain Name System ou sistema de nomes de domínio, em livre tradução) é a ponte responsável por traduzir os números de IPs dos sites em endereços mais amigáveis como, por exemplo, o IP "186.192.90.5" em "www.globo.com". Este serviço é fornecido pelas operadoras de Internet e cada empresa possui seu próprio servidor, mas nem sempre são bons — eles podem falhar e impedir o acesso a sites ou apresentar lentidão, além de coletar dados. A solução, neste caso, é usar uma alternativa confiável como a da CloudFlare.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como usar app de DNS da CloudFlare no celular

Android

No tutorial a seguir, confira como configurar o aplicativo da CloudFlare no seu celular Android. O procedimento foi realizado em um Moto E4 com a versão 7.1.1 Nougat do sistema. As instruções também serve para outros aparelhos com sistema operacional do Google.

Passo 1. Instale o app 1.1.1.1 no seu celular. Ao abrir pela primeira vez, deslize a tela para a esquerda e clique em "Instalar perfil de VPN";

Passo 2. Toque em "OK" para confirmar a instalação e, em seguida, vá em "Concluído";

Passo 3. Em seguida, para ativar o DNS da CloudFlare, basta pressionar o botão que aparece no centro da tela. Quando conectado, você verá o ícone de uma chave à direita do Wi-Fi, que indica conexão protegida.

iPhone (iOS)

Nos passos abaixo, veja como configurar o aplicativo da CloudFlare no seu iPhone. O procedimento foi realizado em um iPhone 5C com o iOS 10, mas as dicas valem para qualquer modelo do telefone da Apple.

Passo 1. Instale o app 1.1.1.1 no seu celular. Ao abri-lo pela primeira vez, toque em "Avançar" e "Concluído";

Passo 2. Agora, toque sobre o botão que aparece no centro da tela. Confirme a instalação do perfil VPN ao tocard em "Allow" ("Permit

... ir");

Passo 3. Por fim, confirme a senha de bloqueio do seu iPhone. Quando conectado, você verá a indicação "VPN" na barra superior, o que indica que a conexão está segura.

Pronto. Aproveite a dica e ative o aplicativo 1.1.1.1 de DNS da CloudFlare sempre que quiser navegar com mais velocidade e privacidade.

Por que o Wi-Fi não funciona no celular? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo