O Uber Eats é o serviço de entrega de comidas da Uber, com atividade em 13 países e mais de 50 cidades. O app grátis está disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e oferece cupons de desconto, suporte a diversos restaurantes e opções de cancelamento do pedido com reembolso. Além disso, experimenta o uso de drones nas entregas, com possibilidade chegada no Brasil em cinco anos. O serviço chegou ao Brasil em dezembro de 2016 com a promessa de rivalizar com os concorrentes iFood e SpoonRocket.

A ferramenta de delivery faz parte do catálogo de negócios da Uber, conhecida pelo aplicativo de transporte urbano — com categoria especializada para empresas. Para ajudar o usuário a entender mais sobre a plataforma de entregas, o TechTudo reuniu as principais dúvida e explica questões como o funcionamento do serviço, pagamento de gorjeta e o tempo de entrega, por exemplo. Confira a lista seguir e saiba tudo sobre o Uber Eats.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é?

O Uber Eats é o serviço de entregas de alimentos da Uber. O app está disponível para sistemas operacional Android e iOS, e reúne menus de vários restaurantes cadastrados.

2. Como funciona?

O usuário precisa baixar o aplicativo no smartphone, aguardar que ele encontre a localização ou acessar o site do Uber Eats (eats.uber.com) e inserir o endereço manualmente. Então, basta selecionar um dos restaurantes e lanchonetes disponíveis para a entrega, escolher o item desejado no cardápio e confirmar o pagamento. Caso prefira receber o pedido mais tarde, também é possível agendar um horário. Desse modo, espera a chegada do entregador ao local dentro do período de tempo estimado.

3. Preços

Diferente do concorrente iFood, que adiciona um percentual sobre o valor total para cobrar a entrega, o Uber Eats mantém uma taxa fixa de R$7,90 em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, conforme o horário e a região onde a solicitação foi feita, o serviço pode cobrar um valor extra, informado no momento da conclusão do pedido. A medida, segundo o serviço, garante confiabilidade à transparência do sistema.

"A taxa garante que você possa pedir a comida que quiser, quando quiser, mesmo que o Uber Eats esteja com alta demanda em determinadas área", explica o serviço de entrega. O preço dinâmico é calculado ao levar em conta o número de pedidos feitos no momento em determinada região e a quantidade de entregadores disponíveis. O solicitante pagará o valor do pedido, o custo fixo (e a taxa extra, quando houver) e os impostos aplicáveis em cartão de crédito ou dinheiro.

4. A gorjeta está incluída no valor?

A gorjeta não está incluída no valor nem é obrigatória. No entanto, caso o usuário queira oferecer uma retribuição em dinheiro ao entregador, ele pode aceitá-la, o serviço não os proíbe.

5. Como conseguir código de desconto?

Os clientes podem obter descontos ao compartilhar via e-mail e redes sociais seu código promocional do serviço, localizado na seção "Pedidos com descontos" no perfil do app. Quando um amigo fizer um pedido pela primeira vez no Uber Eats e utilizar esse código, o usuário também recebe uma sequência para ganhar um abatimento de valor no próximo pedido feito. O benefício expira após três meses.

6. Como é calculado o tempo de entrega?

De acordo com a plataforma, o tempo de entrega é calculado a partir de uma estimativa que leva em conta o tempo médio de preparo da comida mais o necessário para o entregador levar o pedido ao destino final. "O tempo real de entrega pode variar, dependendo do movimento no restaurante, do tamanho do seu pedido, das condições do trânsito

... e de outros fatores", alerta o Uber Eats.

7. Como funciona a política de cancelamento?

É possível cancelar um pedido antes do restaurante aceitá-lo. Caso a necessidade de interrupção ocorra após essa etapa, a companhia informa a necessidade de entrar em contato com a equipe de suporte do Uber Eats, para que confirme com o estabelecimento se a comida já começou a ser preparada. "Caso o restaurante já tenha começado a preparar o seu pedido, não será possível fazer o reembolso", explica a empresa.

8. Concorrentes

O Uber Eats foi lançado no Brasil para fazer frente ao iFood — na época, o principal app de entregas de alimentos do mercado. Os brasileiros têm ainda a possibilidade de pedir comida sem sair de casa por meio de serviços como PedidosJá (comprado no início de 2018 pela iFood) e SpoonRocket. No entanto, cada vez mais restaurantes de fast food e grandes redes de pizzarias oferecem entregas via app, como é o caso do Habib’s, Bob’s, Pizza Hut e China in Box.

9. Testes com drones

O Uber Eats divulgou em setembro que está em desenvolvimento uma tecnologia para possibilitar entregas com o uso de drones. O objetivo é se tornar o serviço mais rápido e barato, além de expandir a abrangência do atendimento, com melhorias para a experiência do usuário. Segundo a Uber, essa novidade pode chegar ao Brasil e em outros países dentro de cinco anos. Por enquanto, o veículo aéreo autônomo é testado apenas em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos.

Via Uber Eats



>>> Veja o artigo completo no TechTudo