Os futuros lançamentos premium da Samsung podem deixar de lado a saída para fone de ouvido, característica que resiste nos lançamentos da fabricante desde que a Apple instituiu a polêmica com os iPhones 7. A informação, veiculada pelo site sul-coreano ETNews, cita que uma fonte ligada à indústria e a cadeia de fornecedores da Samsung acredita que a decisão pode ter efeito sobre o futuro Galaxy Note 10 e um eventual Galaxy S11.

Quer comprar um Galaxy Note 9 barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Ainda segundo a aposta, a Samsung seguiria o caminho já trilhado pelas marcas que resolveram encarar a mudança. Os celulares sem saída de fone de ouvido da marca seriam equipados com fones USB-C, além de oferecerem naturalmente conectividade sem fio para versões Bluetooth e suporte para conexão com fones tradicionais de plug de 3,5 mm por meio de adaptadores e os chamados dongles.

A publicação sul-coreana, que tem histórico de acertar em informações de bastidores relacionadas aos planos da Samsung, não diz as razões que estariam por trás de uma eventual aposentadoria da saída de fones de ouvido. Entretanto, em geral, fabricantes justificam a decisão pela necessidade de aproveitar melhor o espaço interno de seus dispositivos para a inclusão de outros componentes, ou simplesmente por questões de design e eficiência. Hoje, mesmo aparelhos intermediários, como o Moto Z3 Play já estão sendo lançados sem a saída.

O fim da saída de fones de ouvido aconteceu de forma tumultuada e recheada de polêmicas quando a Apple inaugurou a tendência em 2016. De lá para cá, um crescente número de marcas começou a seguir o exemplo: Xiaomi, OnePlus, Sony, Nokia e Huawei são exemplos de fabricantes que já lançaram ao menos um modelo sem saída de 3,5 mm.

Até agora, a Samsung

... não divulgou oficialmente nenhuma informação sobre o assunto.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo