A Microsoft suspendeu a atualização Windows 10 October 2018 desde o último sábado (6) por conta de uma falha que provoca a remoção acidental de arquivos do PC. Ao longo dos primeiros dias de lançamento, usuários relataram que documentos e outros arquivos sumiram após o update. Segundo a fabricante, o problema pode ser resolvido com ajuda do suporte técnico, mas a liberação do sistema fica suspensa até segunda ordem.

Portanto, não é mais possível fazer download da nova versão via Windows Update, pela ferramenta Media Creation Tool ou manualmente com arquivo no formato ISO. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre a possível causa do problema, mas informou no site oficial da empresa que está analisando os relatos de usuários para solucionar o bug o quanto antes.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A líder do programa Windows Insider, Dona Sarkar, usou o Twitter para oferecer ajuda da Microsoft a usuário afetados pelo bug crítico. Quem teve arquivos removidos após a atualização, segundo a executiva, deve entrar em contato por telefone com o suporte técnico da empresa. No Brasil, a fabricante atende clientes por meio do número 0800 761 7454.

A principal recomendação é não usar o computador assim que o problema de sumiço de arquivos for detectado. Quanto mais o usuário gravar dados na memória do PC, menores são as chances de recuperação.

Usuários em fóruns relataram as soluções para o problema oferecidas pelos técnicos da Microsoft, como reverter o computador para um ponto de restauração anterior à atualização. Se a medida não der certo, o conselho é lançar mão de uma ferramenta para recuperação informações em sistemas de arquivos NTFS.

Atualizações em andamento

Apesar de a atualização October 2018 do Windows 10 já ter sido suspensa, é possível que usuários tenham iniciado o processo sem finalizar. Nesses casos, é recomendado abortar a instalação. Primeiramente, é preciso não reiniciar o computador para que o update não seja efetivado na máquina.

Depois, apague todos os arquivos da atualização baixados da pasta C:\Windows\SoftwareDistribution\Download. Quando isso acontece, o Wind

... ows tenta salvar novamente os documentos deletados, mas isso não acontecerá nesse caso, pois a Microsoft retirou os arquivos dos servidores.

Windows 10 não abre arquivos JPEG: o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo