O novo MacBook roubou a cena no ?ltimo evento da Apple, nesta segunda-feira (9). Enquanto muitos esperavam apenas o iWatch, o novo notebook da companhia surpreendeu com um design superfino, novas funcionalidades e mudan?as importante em rela??o ?s linhas Air e Pro. Para te ajudar a ficar por dentro da novidade, o TechTudo reuniu alguns ?segredos? do novo MacBook da Apple. Confira:

Novo MacBook: veja as novidades e compare com os modelos anteriores

MacBook traz design super fino e mudan?as importantes nas configura??es (Foto: Divulga??o/Apple)

- Mais fino do que o primeiro iPad

Tablets roubaram espa?o dos notebooks quando o assunto era portabilidade em casa, mas o novo MacBook parece lutar para reconquistar esse espa?o. A novidade da Apple consegue ser mais findo do que a primeira vers?o do iPad: s?o 13,1 mm contra 13,4 mm. Ainda que a compara??o possa parecer injusta, o novo notebook n?o deixa de apresentar uma grande evolu??o em rela??o aos 27,4 mm do MacBook de 13 polegadas lan?ado no mesmo ano do que o iPad.

- Deixa a desejar no Skype

MacBook traz uma c?mera com resolu??o SD, inferior ?s do iPhone e outros notebook (Foto: Divulga??o/Apple)

Se voc? gosta de bater papo com seus familiares e amigos no Skype ou no FaceTime, o novo MacBook pode n?o ser uma boa escolha. O aparelho traz uma c?mera com resolu??o SD (480p), bastante inferior aos padr?es atuais, e que devem gerar imagens insatisfat?rias em monitores com tela Retina. Para se ter uma ideia, ao usar o novo notebook da Apple, voc? ter? uma imagem com tamanho correspondente ? c?mera frontal do iPhone 4 e inferior ao sensor HD dos demais Macbooks.

- Melhores alto falantes

A Apple melhorou o posicionamento dos alto falantes do novo MacBook em rela??o ao modelo Air. Localizadas anteriormente nas laterais do notebook, as sa?das de som est?reo agora ficam localizada pr?xima ? tela do aparelho, na extremidade superior do teclado. Al?m disso, como o novo computador dispensa o uso de ventoinhas, ? mais silencioso. Sendo assim, o som tende a ser mais alto e ainda mais claro para os usu?rios.

- Adaptadores, adaptadores e mais adaptadores?

MacBook traz ?nica entrada USB-C, o que deve obrigar usu?rio a comprar adaptadores (Foto: Divulga??o/Apple)

A Apple optou por adotar um novo padr?o de conector no seu computador. Trata-se do USB-C, que ? bastante vers?til, servindo para carregamento, sa?da de ?udio, entre outros. O grande problema ? que este ? a ?nica entrada presente no MacBook, al?m da sa?da de fones de ouvido, e o padr?o ? pouqu?ssimo utilizado atualmente. Ou seja, para poder usar um pendrive, carregar um computador ao mesmo tempo ou conectar a um monitor externo, o usu?rio precisar? comprar adaptadores da empresa. No entanto, estes n?o s?o nada baratos.

O que voc? achou das novidades da Apple para 2015? Comente no F?rum do TechTudo

- Sem conector MagSafe

O conector magn?tico da Apple ? um dos grandes sucessos dos MacBooks por oferecerem mais seguran?a e praticidade. No entanto, o novo computa

... dor perdeu essa caracter?sticas. Como citado anteriormente, o novo USB-C ser? o ?nico conector do aparelho e servir?, entre outras coisas, para carregamento. Com isso, os usu?rios n?o ter?o os benef?cios oferecidos pelo conector cl?ssico dos computadores da Apple.

- Nada de ma?? iluminada

MacBook traz logo da Apple espalhado como nos iPads (Foto: Divulga??o/Apple)

Um dos ?cones dos produtos da Apple ? a ma?? na parte traseira dos mesmos, que ? iluminadas nos notebooks da empresa. No entanto, o novo MacBook traz a logo da empresa apenas espelhada, similar ? encontrada nos iPads. A justificativa da empresa ? que o notebook ? t?o fino que n?o haveria a possibilidade de introduzir a ma?? luminosa na parte traseira da tampa. Embora seja uma quest?o puramente est?tica, o detalhe gerou certo descontentamento.

- Simula??o de cliques

Um fato curioso a respeito do novo notebook ? que o trackpad do aparelho ? capaz de simular cliques, embora, na verdade, n?o haja nenhum movimento. Isso acontece porque o Force Touch, como foi batizado, ? fixo no corpo do aparelho e n?o ? capaz de subir e descer quando pressionado. No entanto, para n?o quebrar a experi?ncia do usu?rio, a Apple implantou um sensor na parte inferior do trackpad que reconhecer? o toque do usu?rio e emitir? uma resposta t?til, como se fosse um clique em um notebook qualquer.

- Nova fonte no teclado

MacBook traz nova fonte no teclado, a mesma utilizada no rel?gio Apple Watch (Foto: Divulga??o/Apple)

Um detalhe bastante espec?fico e que pode passar desapercebido diante do novo teclado do MacBook?? a mudan?a na fonte do aparelho. Desde 1999, com o lan?amento do iBook, a empresa norte-americana usa os caracteres Vag Rounded em seus teclados. No entanto, o novo computador adotou a fonte San Francisco, a mesma presente no rel?gio Apple Watch. A tend?ncia ? que a empresa leve a mudan?a para todos os futuros lan?amentos.

-?Sem ventoinhas

Embora a Apple tenha tocado no assunto durante a apresenta??o, um ponto de destaque do novo MacBook ? a aus?ncia do cooler de refrigera??o dos componentes. Tudo isso gra?as ao novo processador Intel Core M, que dispensa a necessidade de dissipa??o de calor como nos chips convencionais. O uso do chip n?o chega a ser uma novidade e est? presente, por exemplo, no Lenovo Yoga Pro 3, mas n?o deixa de ser um atrativo para a linha de notebooks da Apple.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo