Antes de comparar, a gente perguntou: quais soluções vocês queriam ver no Laboratório Digital deste mês? Seguimos então o resultado da nossa enquete e colocamos lado a lado os cinco antivírus para Windows 10 mais votados. São eles: Avast Free Antivirus; AVG Internet Security; Avira Antivirus Pro; Kaspersky Internet Security; e Norton Security.

Para comparar, além de uma análise minuciosa, usamos uma coleção particular e atualizada de pragas e malwares. A gente também usa como base as profundas e complexas análises e estudos de institutos independentes como o AV-Comparative e o AV-Test Institute. E, por último, acessamos sites maliciosos listados pela organização PhishTank para garantir que o antivírus oferece proteção enquanto navegamos pela web.

Interface

Neste primeiro ponto, além de olhar a beleza e o design gráfico de cada solução, buscamos a aplicação mais intuitiva e fácil de usar. Todas elas trazem as principais funções, como efetuar uma varredura e também dizer se existe alguma ameaça, bastante explícitas na telinha. A solução da Avira é uma das mais complicadas de usar por alguém que nunca mexeu com esse tipo de software. O Kaspersky Free é pouco visual, mas deixa claro que a maioria das funções só está disponível na versão paga. Norton e AVG trazem ícones grandes e de fácil entendimento. Mas, na nossa opinião, a melhor interface, tanto em design quando em usabilidade é a do antivírus da Avast; ícones em fundo escuro com todas as principais funções e até algumas extras bem acessíveis e fáceis de encontrar.

Desempenho

Esta análise avalia o impacto que cada antivírus tem sobre o desempenho do seu computador; o quanto ele afeta a velocidade de diversas funções. Para fazer esses testes, abrimos sites que estamos acostumados a visitar, baixamos aplicativos, abrimos diferentes programas, copiamos arquivos de um lado para outro e vemos o quanto isso afeta o desempenho do PC. Já neste quesito, o Avast ficou em último lugar. Vimos impacto principalmente ao abrir sites que estamos acostumados navegar e também ao abrir alguns programas. No meio de campo, AVG e Norton ficam empatados. E, no topo deste ranking, Avira e Kaspersky - os dois com ótimo desempenho, bastante leves e sem atrapalhar em nada o desempenho do computador.

Consumo de recursos

A gente acabou de ver o impacto de cada antivírus no desempenho da máquina. Agora, neste ponto da nossa avaliação, comparamos quanto cada solução exige do computador; principalmente em termos de memória e processador - quanto consome cada um quando está em atividade. Desempenho e uso dos recursos da sua máquina são complementares, mas não proporcionais. Aqui, o Norton se destaca por ser o mais pesado, exigindo sempre mais do PC para atuar. Avast e AVG são equivalentes, ainda que o consumo de recurso do AVG seja um pouquinho mais leve. E os que menos “comem" memória e CPU são, respectivamente, Avira e Kaspersky…

Eficácia

Sem dúvida este é o quesito principal deste Laboratório, afinal, o mínimo que se espera de um antivírus é que ele realmente proteja seu equipamento, certo? Nesta avaliação, a gente compara a eficácia de cada um tanto na detecção quanto na remoção de ameaças virtuais - e também na identificação de sites falsos e suspeitos. Nenhuma solução falhou em qualquer um dos nossos testes individuais; o que é ótimo. Ou seja, com qualquer uma das cinco soluções comparadas neste Laboratório, sua máquina estará devidamente protegida. Analisando os resultados dos órgãos independente que testam exclusivamente essas soluções, o índice de eficácia de todos fica muito próximo dos 100%; o único que fica um pouquinho atrás é o AVG, mas certamente nada que vá comprometer sua segurança.

Extras

A gente optou pela versão gratuita de cada um desses softwares. As versões pagas oferecem muito ma

... is, inclusive algumas funções extras que podem ser interessantes na hora de decidir qual usar. Todas as marcas oferecem um período de teste para você experimentar esses extras. Mas ainda na versão grátis, algumas ferramentas chamam atenção. A solução da Norton não entrou neste quesito porque o antivírus não tem uma versão gratuita, apenas um período de testes do pacote completo.

O Kaspersky não traz nada além do antivírus básico; todo o resto é pago. O Avira oferece proteção em tempo real. O AVG traz os módulos Internet e Email, que bloqueiam ataques da web, downloads inseguros e anexos de e-mail suspeitos. O Avast fica em primeiro lugar, além de um módulo integrado ao e-mail e ao navegador, o verificador Wi-Fi é uma ferramenta que avalia a segurança e eventuais falhas na sua rede. O atualizador de softwares, como o próprio nome já diz, se encarrega de manter seus programas sempre em dia. Interessante também, de forma gratuita, é o gerenciador de senhas.

Conclusão

Após alguns dias de testes, avaliações e comparações, o grande vencedor como melhor antivírus gratuito de 2018, na escolha do Olhar Digital, é a solução da Kaspersky. Ainda que a versão gratuita ofereça poucos extras, no que se dedica a fazer, faz de forma excelente; proteger sua máquina sem impactar no desempenho dela. Com nota máxima em desempenho nos testes dos principais laboratórios independentes, o antivírus da Kaspersky não falha e também te protege super bem contra sites maliciosos de forma rápida e efetiva.

Em segundo lugar, com excelente qualidade e, mais do que tudo, muito leve e efetivo, ficou o Avira. Detalhe é que quando fizemos essa comparação dois anos atrás, o Avira amargava a última colocação - a solução melhorou muito. A interface ainda deixa a desejar, é verdade, mas o Avira é o antivírus que menos impacta na performance diária do seu computador e também o que menos exige recursos da máquina como memória e processador para operar. Com eficácia máxima também, recebe a medalha de prata do Laboratório Digital deste mês.

Logo abaixo, em um empate duplo mais do que justo, podemos dizer com segurança que Avast e AVG são bastante equivalentes. O Avast é o mais pesadão, realmente a gente sente certa lentidão em algumas atividades quando a solução está rodando. Por outro lado, é o que oferece mais funções extras de forma gratuita e o que tem a melhor interface na nossa opinião. O AVG perde alguns pontinhos na eficácia, segundo alguns testes mais profundos. Mas, acredite, nada que vá interferir na segurança do seu equipamento.

Em último lugar - o que não significa nem de longe que se trata de uma solução ruim - o Norton só fica um pouco atrás por ser o único sem uma versão gratuita permanente. Depois do período de testes, você precisa decidir se paga pelo aplicativo ou se troca de antivírus. Fora isso, ele se mostrou um antivírus um pouco pesado e o que mais “rouba” recursos da sua máquina - o que, dependendo do nível de performance do seu computador, pode ser comprometedor. Já se for um equipamento top de linha, tudo bem…

Existem outras soluções ótimas e até, segundo alguns testes independentes, até melhores do que estas gratuitas no mercado disponíveis para Windows 10; mas estas foram as cinco mais votadas que vocês escolheram para a nossa comparação. E, vale repetir, com qualquer uma delas, você estará seguro. Agora, se sua opção for outra ou você tiver uma opinião diferente, use o espaço e compartilhe seus comentários com a galera…

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)