O Instagram Stories às vezes pode exibir a mensagem "Não é possível fazer o upload" quando falha para publicar o post. O erro pode ser causado por razões diversas, e não conseguir postar fotos e vídeos irrita muito aos usuários.

A lista de motivos para problemas de carregamento no Stories é extensa. Portanto, se você é um dos que está tendo dificuldade na hora de postar fotos ou vídeos, confira abaixo o que pode estar gerando a falha e veja como resolver.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Formato correto

O Instagram apresenta restrições para os vídeos postados no Stories. O arquivo precisa ter no máximo 15 MB e, preferencialmente, estar em MP4. O formato .MOV não é aceito pelo aplicativo. A gravação também deve ter até 60 segundos de duração, largura máxima de 1080 pixels e taxa de 30 quadros por segundo ou inferior. Verifique se seu vídeo obedece a essas condições antes de tentar o upload novamente.

2. Termos de uso

Conteúdos que ferem os termos de uso do Instagram também podem não ser carregados. Se o vídeo que vídeo que você está tentando postar tem cenas de sexo, nudez ou violência, é possível que o aplicativo identifique a natureza da imagem antes mesmo da publicação.

Outras violações aos termos podem ocasionar em exclusão do Story — e até mesmo da conta — após a postagem. Entre essas encontram-se postagens com assédio e difamação a terceiros, quebra da privacidade, discurso de ódio ou desrespeito ao direito de imagem.

3. Conexão com a Internet

Pode parecer a dica mais óbvia do mundo, mas às vezes o pacote de dados de Internet móvel acaba e o usuário não percebe. Se isso acontecer e você estiver sem Wi-Fi, naturalmente o vídeo vai dar erro na hora de ser carregado.

4. Limpar cache

Limpar o cache do Instagram pode resolver o bug do carregamento. O Android possui um mecanismo para realizar a tarefa nas configurações, mas o iPhone (iOS) não. No caso do produto da Apple, é necessário desinstalar o aplicativo e depois instalar novamente. Os usuários do sistema do Google podem seguir os passos abaixo.

Passo 1. Entre no menu "Configurar", vá até a seção "Dispositivo" e selecione "Aplicativos";

Passo 2. Localize o Instagram na lista de apps e toque sobre ele. Em seguida, entre em "Armazenamento";

Passo 3. Agora basta tocar no botão "Limpar cache". Note que a memória ficará vazia, o que pode impactar no funcionamento do app.

5. Reiniciar o aplicativo

Reiniciar um programa é uma opção tão clichê quanto efetiva para corrigir problemas de funcionamento estranho. Isso vale para seu computador, celular e também seus apps. Por isso, feche o Instagram no iPhone deslizando a tela para a esquerda ou, se estiver no Android, force a parada do aplicativo.

Depois abra novamente o Instagram e tente postar o Story. Se continuar upload dando erro, desligue e ligue o smartphone e refaça o teste.

6. Atualização do app do Instagram

As atualizações dos apps frequentemente trazem correções de bugs. Caso o erro do carregamento esteja ocorrendo por uma eventual incompatibilidade, atualizar o Instagram pode eliminar o problema. O procedimento, ensinado em detalhes no tutorial, é feito através das lojas App Store, no iPhone, e Play Store, no Android.

7. Modo de economia de bateria

... v>

O modo de economia de bateria reduz o consumo justamente restringindo o funcionamento das aplicações. Isso ocorre de forma ainda mais acentuada no Android, mas a mudança de comportamento também pode atingir o smartphone da Apple.

Para contornar isso, desative o modo econômico enquanto estiver tentando postar seus Stories. O procedimento muda de acordo com a fabricante do celular. No iPhone, é preciso ir em "Ajustes", entrar na opção "Bateria" e desligar a chave "Modo de pouca energia".

Em celulares com Android puro, a ferramenta fica no menu "Configurar", também dentro do item "Bateria". Ali terá o campo "Economia de bateria" que, quando aberto, dará acesso à chave de ativação e desativação.

8. Incoerência entre contas

Avalie seus logins no Instagram, tanto no app quanto no navegador do celular. Se você estiver logado com um e-mail diferente do que está usando no Instagram, o app não permitirá postar nem no Stories nem no feed. Basta deslogar do Instagram com a conta "errada" para que o erro seja sanado.

9. Postar a partir da galeria

Passo 1. Um truque simples é postar a foto ou vídeo a partir da galeria do celular. Ainda que o passo exato mude de acordo com o aparelho, o procedimento é mais ou menos o mesmo. Abra a imagem na galeria, toque no botão de compartilhamento e selecione "Histórias" (ou Stories);

Passo 2. Faça as edições que desejar e poste tocando no botão "Seu Story".

10. Reportar problema técnico

Passo 1. Se nenhuma das soluções apresentadas acima deu certo, reporte o problema para o Instagram. Entre na aba do perfil, toque no menu principal e selecione "Configurações";

Passo 2. Desça até a seção "Suporte" e entre em "Relatar um problema". Na caixa de diálogo que aparecer, selecione novamente esta opção. Então descreva o seu problema e, de preferência, adicione capturas de tela para que o suporte técnico entenda melhor do que se trata o erro. Pressione o botão de "check" para enviar o relato e aguarde até que a equipe entre em contato ou que a falha pare de acontecer.

Não consigo postar Stories no Instagram: como resolver? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo