Links:
Como restaurar o seu celular Android
Como restaurar as configurações de fábrica do iPhone

Se você já está com ele há algum tempo, digamos, mais que dois anos… é bom se preparar porque esses momentos podem se tornar mais comuns…

É mais ou menos nesse prazo que seu companheiro digital pode começar a dar sinais de fadiga... em geral, o primeiro sinal vem da bateria... 2 anos é um tempo mais ou menos comum para ela começar a apresentar queda de rendimento. Se a bateria estiver chegando ao fim da vida útil, não tem muito o que fazer a não ser substituir... Mas, há outras situações em que formatar o seu celular pode resolver vários problemas. Sim, a exemplo dos computadores – especialmente os que rodam Windows – também os smartphones podem se beneficiar da boa e velha formatação... Preste atenção nesses cinco sinais: eles podem indicar que a hora de dar uma renovada nas memórias do seu amigo digital chegou!

Travamentos

O primeiro sinal é o mais comum. Se o seu smartphone estiver travando muito, não hesite: formatá-lo pode tornar sua vida bem menos sofrida. Afinal, nenhum aparelho foi feito para ficar com a tela congelada. Travou demais? Prepare a formatação.

Bateria dura pouco

A gente começou dizendo que se o problema for o desgaste da bateria, não tem muita solução a não ser trocar… mas, antes de se preparar para a despesa, vale a pena tentar a formatação. Acontece que, muitas vezes, a queda de rendimento da bateria tem a ver com o software e não com o hardware. Se for esse o seu caso, formatar o telefone pode economizar vários reais – sem contar o incômodo...

Aplicativos não funcionam

Não se conforme com a situação. Se um aplicativo começa a dar mensagem de erro na hora de abrir pode até ser que esse aplicativo em particular tenha um problema. Desinstale e instale de novo. Se o problema persistir – ou pior – se o problema acontecer com mais de uma aplicativo, a solução pode estar na formatação. Faça, sem medo de ser feliz – ela pode resolver a maior parte desses problemas.

Comportamento estranho

Acontece com os melhores amigos. De uma hora para outra, ele começa a se comportar estranhamente… banners de publicidade aparecem do nada... ele fica mais lento... de repente algum dos seus contatos recebe uma mensagem que você não lembra de ter enviado... esses são sintomas de que seu amigo digital pode estar infectado com um malware – que a gente chama no popular de vírus. Aí, tem dois caminhos. Um: instale um antivírus. Nós fizemos um Laboratório Digital recentemente sobre os melhores. O link está logo abaixo desse vídeo. A outra solução, você já sabe: formatação.

Temperatura alta

Alguns aparelhos esquentam mesmo quando não estão sendo carregados. Aliás, quando um smartphone está conectado à tomada, é até comum uma certa elevação de temperatura – dependendo do modelo. Mas, se essa elevação for forte demais – ou pior, se o aparelho aumentar de temperatura mesmo que não esteja em uso, a formatação é novamente um bom caminho. Tem várias coisas que podem levar a essa variação de temperatura. Quase sempre, são aplicativos que continuam rodando em background – ou seja, continuam ativos mesmo que você não esteja usando. Para acabar com a farra, depois de formatar, só reinstale aplicativos de desenvolvedores confiáveis. E dê uma boa olhada no quanto cada aplicativo está consumindo de recurso do seu telefone. Tanto no Android quanto no iOS, é fácil conferir isso nas configurações.

Lembrete mais que importante! Antes de formatar seu celular, faça um backup total dele – assim você elimina o risco de perda de qualquer arquivo.

...

Talvez alguns estejam se perguntando: e como faço para formatar? Qual o caminho? Se for o seu caso, basta clicar no link que está logo abaixo deste vídeo. Preparamos um passo a passo super simples tanto para Androids quanto para iPhones. Ah! E tem também um link com dicas para fazer o backup do seu aparelho antes de formatar, é claro! Confira!

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)