O Datally, aplicativo do Google de controle de dados móveis no Android, lançou uma nova função que permite guardar parte do pacote de internet para emergências. O recurso Dados de Urgência permite definir certa quantidade de megabytes que deve ser armazenada em um estoque reserva para usar apenas quando necessário. Quando a opção está ativada, o aplicativo bloqueia o uso de 3G ou 4G antes da hora, deixando o restante dos dados para chamar uma corrida do Uber ou usar o WhatsApp até o fim do mês, por exemplo.

A seguir, o procedimento reproduzido em um Galaxy S8 com Android 8 Oreo mostra como usar a novidade no celular.

Veja como criar uma reserva de internet no Android com o Google Datally (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o aplicativo Datally. A função Dados de Urgência tem atalho na tela inicial. Toque para abrir e, em seguida, selecione “Adicione detalhes do saldo”.

... 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">

Ative os Dados de Urgência no Datally (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Defina no primeiro campo a quantidade de megabytes ou gigabytes que devem ser separados do pacote para uma reserva de emergência. Em seguida, aponte o saldo atual do seu plano de dados. Depois, vá em “Toque para definir validade”.

Defina a reserva e o total de dados disponíveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Defina uma data limite para a reserva se manter intacta. Use o dia de renovação do seu plano, ou a data que você costuma recarregar créditos no celular. Dessa maneira, haverá garantia de que uma quantidade de internet estará disponível para emergências até lá. Revise as informações e toque em “Confirmar”.

Defina um prazo para usar a reserva de dados do Datally (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Se o Datally ainda não estiver ativo, você deverá executá-lo na tela seguinte. Depois de ativar o serviço, o aplicativo mostra a quantidade definida de reserva e os dados de pacote atualizados em tempo real enquanto você usa redes sociais e outros apps conectados.

Ative o controle de dados do Datally (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. À medida que o pacote de dados se aproxima do fim, o Datally emite uma notificação para lembrar que você ainda tem uma quantidade extra guardada. Quando terminam os gigabytes fora da reserva, o app bloqueia a rede 3G ou 4G no celular a menos que o usuário ative os Dados de Urgência. Quando isso ocorrer, toque na notificação para abrir o Datally.

Acesse o Datally quando a internet for bloqueada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Toque em “Use os dados de urgência” para liberar a internet móvel no celular. Use os dados em um momento de emergência e, em seguida, toque em “Pause os dados de urgência” para voltar a bloquear. Controle o uso da reserva manualmente para não ficar sem internet até obter um novo pacote.

Use os dados de reserva de forma inteligente para economizar internet até o fim do mês (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo