A Claro e a NET, marcas do grupo Claro Brasil, oferecem a Internet mais rápida do país. Os dados, divulgados pela empresa Ookla, foram obtidos após testes de velocidade de Internet móvel ou fixa realizados no aplicativo ou no site Speedtest. A medição levou em consideração as performances em download, upload e latência das principais operadoras do mercado em todo o primeiro trimestre de 2018.

A Claro, que ganhou o prêmio da "Internet móvel mais rápida de 2018", teve média de velocidade de download de 26,71 Mb/s (Mega), cerca de 47% a mais que a média do país, de 18,18 Mb/s. Com a NET, os resultados foram ainda superiores: a operadora teve média de download de 33,60 Mb/s, velocidade 51% maior que a média do mercado, que é de 22,25 Mb/s.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Internet 4G da Claro é 47% mais rápida que a média nacional (Foto: Divulgação / Claro)

Os números da Claro, obtidos a partir de testes de velocidades de usuários de smartphones com Android e iPhone (iOS), também foram superiores nos quesitos velocidade de upload (carregamento de dados na rede) e latência. Na velocidade de download, a operadora mexicana foi seguida pela Vivo (18,28 Mb/s), Tim (14,77 Mb/s), Oi (11.65 Mb/s) e Nextel (9.95 Mb/s).

Não foi a primeira vez que a Claro se destacou por conta de sua velocidade. Em junho deste ano, a operadora móvel apareceu como detentora da Internet 4G mais veloz do mercado brasileiro, de acordo com um estudo feito pela OpenSignal. Na ocasião, a prestadora tev

... e velocidade média de download de 28,18 Mb/s no 4G e de 4,57 Mb/s no 3G.

Média nacional da Internet móvel coloca a Claro em primeiro lugar (Foto: Divulgação/Claro Brasil)

No mais recente levantamento da Anatel, divulgado na última sexta-feira (3), a Claro apareceu como a segunda operadora com mais linhas em uso no Brasil, abocanhando 25% do mercado. A companhia perdeu apenas para a Vivo, com 32%. Segundo o relatório da reguladora, há mais de 118 milhões de clientes aptos a usar o 4G no celular (cerca de 50,23% dos contratos de Internet móvel).

O Speedtest também divulgou que, na categoria fixa, a NET é a líder no Brasil. Segundo comunicado da operadora, a NET ficou com velocidade de download 10% a mais que a segunda colocada e 21% que a terceira. Vale lembrar que, no mês passado, a empresa também foi apontada como a mais rápida do Brasil, segundo estudo da empresa francesa AnPerf.

Atualmente, a NET conta com 9 milhões de clientes no país, sendo 2,9 milhões deles parte do segmento de “ultravelocidade”, ou seja, com conexões acima de 34 Mbps.

Banda larga da NET tem velocidade 10% superior que a segunda colocada (Foto: Divulgação/Claro Brasil)

Com informações: Speedtest e Claro Brasil.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo