Conectividade e mais segurança também sobre duas rodas. Assim como nos carros, tecnologias mais novas e surpreendentes ainda só estão disponíveis nos modelos top de linha; motos que, não por acaso, custam mais do que muito carro por aí. A gente foi conhecer de perto o que existe de mais moderno nesse mundo tão equilibrado e apaixonante.

Este modelo super esportivo é um exemplo de que muita velocidade deve estar proporcionalmente aliada a muita tecnologia; principalmente de segurança. Quase toda em titânio e fibra de carbono para redução de peso, essa moto de mil cilindradas chega a 192 cavalos de potência. No painel de LCD, o piloto tem todas as informações do computador de bordo e também os parâmetros eletrônicos de assistência que podem ser ajustados ao estilo de cada usuário…

Uma central eletrônica lê uma série de sensores espalhados pela moto para controlar a suspensão automaticamente e ajudar o piloto a manter a trajetória. Um sistema paralelo monitora a velocidade em tempo real e até as reações no guidão para dar mais estabilidade e, consequentemente, maior segurança a esse foguete.

A condução segura de qualquer veículo - principalmente motocicletas - requer o mínimo de distrações. Depois de muito estudo e avaliações, esta marca introduziu no início deste ano o primeiro painel de conectividade no segmento das duas rodas. Com a plataforma conectada ao smartphone e também ao comunicador do capacete via Bluetooth, é possível fazer e atender chamadas telefônicas, escutar músicas do celular, navegar por voz… tudo com um joystick bastante simples e intuitivo de operar e, claro, sem tirar as mãos do guidão.

Esta é, sem dúvida, uma das motos mais tecnológicas do mercado atual. O ABS, por exemplo, vai um passo além e, com sensores de movimento, identificam também a inclinação da moto. Assim, quando o piloto precisa, por exemplo, fazer uma frenagem de emergência em uma curva, o sistema entende quando o piloto aplica força demais nos freios e controla essa intensidade automaticamente para o mínimo suficiente para que seja possível fazer o desvio sem perder a trajetória.

Esta pequena caixinha preta quase escondida atrás do motor pode ser visto como um verdadeiro cérebro, que pensa, identifica a situação, e toma algumas decisões de forma autônoma. O sistema dinâmico de suspensão eletrônica usa uma série de sensores para analisar a situação de pilotagem em tempo real e controlar o amortecimento da moto - o que oferece não só maior conforto, mas muito mais segurança a quem estiver em cima da moto.

Para quem não pilota ter ideia do que isso significa, antes, qualquer mínimo ajuste na suspensão necessitava que o dono levasse a moto a um mecânico para, com algumas ferramentas e muito tempo, pudesse fazer as modificações. Agora tudo está ao alcance de um simples botão. Além da atuação dinâmica e autônoma da suspensão, o usuário ainda pode definir modos de condução pré-definidos como chuva, estrada ou off-road. Cada modo de pilotagem dá ao motociclista uma configuração de amortecimento, conforme recomendado pelos especialistas da marca.

Outra tecnologia é o controle de tração dinâmico. Diferente de outros sistemas do gênero, este modelo leva em conta também a inclinação da moto. Em superfícies de menor aderência à estrada e durante testes de atrito, o controle de tração ajuda o motociclista a não derrapar. O sistema funciona ao comparar, em milésimos de segundo, a velocidade das duas rodas medidas pelos sensores do ABS e combina essa informação com os dados do detector de inclinação.

É natural que essas tecnologias

... ainda custem muito caro. Interessante é saber que um dia elas estarão presentes inclusive nos modelos de entrada mais acessíveis, reduzindo assim o número de acidentes, além de oferecer maior conforto aos amantes das duas rodas. Por enquanto, só não inventaram uma tecnologia que evite quedas…
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)