A versão do Word para celular é bastante completa e possui algumas funções curiosas e pouco conhecidas, que podem ajudar o usuário em tarefas do dia a dia. O editor de textos permite que sejam criados materiais gráficos, como currículos e panfletos e desenhos à mão livre.

O programa é disponibilizado gratuitamente pela Microsoft e tem um layout semelhante ao do Office para PC. Confira os detalhes a seguir. O procedimento foi feito num iPhone (iOS), mas o aplicativo também está disponível para aparelhos com Android.

Veja como configurar um documento no Word para Android (Foto: Ana Marques/TechTudo)

1. Criar materiais gráficos

... 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">

Faça currículos, calendários e cardápios no Word para celular (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

O app do Word disponibiliza vários modelos prontos de panfleto, currículo, cardápio, diário, calendário, carta de apresentação e outros materiais gráficos profissionais. As opções estão disponíveis na aba “Novo”, no menu principal. Após escolher o item que deseja, o usuário pode fazer edições rápidas nos textos, cores e fontes, e também alterar as imagens para personalizar o documento. É possível enviar o arquivo direto para impressão ou salvá-lo no celular para enviar por e-mail.

2. Desenhar no documento

Desenhe à mão livre no Word para celular (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

A ferramenta “Escrita à tinta” permite criar desenhos à mão livre nos documentos do Word. É possível criar traços com vários tipos de canetas, cores e tintas estilizadas. Para acessar a função, toque no ícone de três pontinhos que fica em cima do teclado, e, em seguida, vá em “Desenhar”. Você verá na tela os pincéis e borrachas disponíveis. Tocando no ícone de “+”, você poderá escolher outros tipos de lápis, caneta ou marca-texto disponíveis, além de mudar as cores e espessuras do traço.

3. Inserir fotos da câmera

Word no celular recebe fotos capturadas na hora com a câmera do celular (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Os documentos do Word no celular podem receber fotos capturadas na hora com a câmera nativa. O usuário pode editar as imagens, mudar o alinhamento, cortá-las e aplicar vários tipos de moldura. Para abrir a câmera no editor de textos, toque nos três pontinhos de opções acima do teclado, em seguida em “Inserir”, e depois em “Câmera”. Após a captura, você pode usar a imagem ou descartá-la para tirar uma nova foto.

4. Pesquisar palavras

Localize palavras rapidamente em textos grandes no Word para celular (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Clicando no ícone de lupa, localizado no menu da barra superior da tela, o usuário pode pesquisar por palavras dentro do documento. Os termos encontrados aparecerão em destaque, ideal para encontrar trechos específicos em textos muito grandes. Ainda é possível personalizar a busca para diferenciar maiúsculas de minúsculas, identificar palavras parecidas e substituir a palavra encontrada pelo termo que foi pesquisado.

5. Exportar arquivos em PDF

Word para celular permite salvar arquivos em PDF (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Um documento criado no Word pelo celular pode ser salvo no formato PDF, evitando edições posteriores. Para salvar o documento, clique em “Arquivo” → “Exportar” → “PDF (*.pdf)”. Você poderá escolher um nome para o arquivo a e guardá-lo na memória do aparelho ou sincronizá-lo com o OneDrive.

6. Pesquisar na internet

Encontre na Internet o significado de termos de textos do Word (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Ao selecionar uma palavra ou frase do texto, um menu surgirá na tela para que o usuário possa acessar a função "Pesquisa Inteligente", que busca o significado do termo na internet, por meio do Bing. A lista de resultados da pesquisa é exibida dentro do próprio Word. Ao tocar em uma opção, o usuário é direcionado para o navegador.

7. Abrir e editar arquivos do OneDrive

Word para celular tem integração com OneDrive (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

A aba “Conta”, no menu principal, permite que o usuário conecte o Word com o OneDrive para sincronizar os documentos online. Após a integração entre os serviços, será possível abrir e editar arquivos guardados na nuvem, assim como salvar novos textos direto no serviço de armazenamento. Também é possível conectar o editor ao OneDrive for Business, Dropbox e outros serviços de nuvem.

Word não pode abrir o documento: como resolver? Usuários comentam no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo