League of Legends é um MOBA conhecido pela complexidade de estratégias, formações táticas, composições e estilos de jogo. A começar pelo número de funções dentro de uma equipe: topo, caçador, meio, atirador e suporte. Confira abaixo um guia detalhado sobre cada rota desempenhada no mapa Summoner's Rift, incluindo objetivos, principais campeões, itens preferidos, posicionamento em lutas e muito mais.

Topo (top laner)

A campeã Fiora é um exemplo de topo no League of Legends (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Os top laners atuam sozinhos na rota superior. Entre as suas principais responsabilidades estão: o controle do Arauto do Vale/Barão, domínio do teleporte e presença na linha de frente durante lutas em equipe. Embora estejam na vanguarda, os topos nem sempre utilizam campeões tanques, ou seja, personagens com muita vida, armadura e resistência mágica.

Campeões de outra natureza também podem ser utilizados na rota superior. É o caso dos lutadores – personagens de ataque corpo a corpo com boa quantidade de dano – e ap casters– personagens focados em conjurações baseadas em poder de habilidade. Independente da classe ou subclasse, os topos precisam ter algum potencial de iniciação.

Por estarem em uma rota isolada sem a presença de companheiros, os top laners precisam ser autoridades em farm (abate de tropas), especialistas em duelos individuais e pontuais durante "ganks" do caçador aliado. Os ganks são deslocamentos para alguma rota diferente, com o objetivo de obter vantagem númerica e conquistar abates inimigos.

O teleporte é uma ferramenta in

... dispensável para o topo no meta atual. O feitiço de invocador é usado para pressão de rota e presença em outros setores de Summoner's Rift. Além disso, viabiliza estratégias de split push, ou seja, o ato de empurrar ondas de minions em uma única lane com o intuito de chamar a atenção da equipe adversária.

Alguns itens utilizados por topos em LoL (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Por fim, os top laners também podem exercer uma função geralmente atribuída aos suportes: proteção aos carregadores (ou peel, em inglês). Campeões como Shen são bastante úteis quando o assunto é salvar vidas. Se um topo será agressivo ou não durante uma partida, vai depender do calor do momento e da estratégia do time.

Os campeões mais utilizados na rota superior atualmente são: Camille, Cho'Gath, Gankplank, Fiora, Gnar, Darius, Garen, Ornn, Renekton, Singed, Sion e Maokai. Para os iniciantes, o tanque Garen é uma boa pedida para iniciar bem no game. O personagem é resistente e tranquilo de controlar, principalmente para os novatos que gostam de combate corpo a corpo.

Os itens mais populares entre top laners são: Semblante Espiritual (resistência mágica), Armadura de Warmog (vida), Presságio de Randuin (armadura), Cutelo Negro (dano), Manopla dos Glacinatas (mana e redução do tempo de recarga), Armadura de Espinhos (armadura) e Força da Trindade (diversos bônus).

Caçador (jungler)

O campeão Jarvan IV é um exemplo de caçador no League of Legends (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Os caçadores flutuam entre os espaços da selva e nas demais rotas. Entre as suas principais responsabilidades estão: controle de mapa através de sentinelas, domínio do golpear e planejamento de emboscadas. Além disso, é dever do jungler ganhar informações para o restante da equipe e eliminar monstros neutros da selva, como o Azuporã e o Aronguejo.

Considerada uma das posições mais difíceis de se jogar em League of Legends, o caçador precisa estar de olho em tudo o que acontece no campo de batalha: posicionamento dos jogadores, tempo de nascimento de Dragões, Barões e bônus, ondas de minions e janelas de oportunidade. O reflexo também precisa estar em dia nos momentos decisivos.

A natureza dos campeões utilizados na selva é ainda mais variada. A lista de personagens capazes de limpar a jungle e causar impacto é composta por tanques, lutadores, assassinos, magos e atiradores. O estilo, portanto, vai depender da postura da equipe e suas respectivas escolhas de estratégia, composição e mentalidade.

Alguns itens utilizados por caçadores em League of Legends (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Os caçadores podem ser tanto iniciadores quanto bons defensores. Os campeões escolhidos para a rota, entretanto, precisam ter habilidades de controle de grupo como silenciar, enraizar, encantar, provocar e atordoar. Essas ferramentas são fundamentais para que o jungler consiga potencializar a sua principal arma: o gank.

Os campeões mais utilizados na selva atualmente são: Amumu, Camille, Gragas, Graves, Jarvan IV, Kha'Zix, Lee Sin, Master Yi, Nocturne, Rengar, Sejuani, Shaco, Skarner, Taliyah, Vi, Xin Zhao e Zac. Para aqueles que buscam experiência na função, Warwick pode ser uma boa pedida. O personagem não demanda mecânicas complexas e conta com bom sustain (capacidade de permanecer na rota em longos períodos de tempo sem retornar à base).

Os itens mais populares entre caçadores laners são: Sabre de Batalha, Lâmina do Perseguidor e afins (item da jungle), Capa de Fogo Solar (armadura), Semblante Espiritual (Resistência Mágica), Hidras Titânica e Raivosa (dano) e Coração Congelado (mana e redução do tempo de recarga).

Meio (mid laner)

O campeão Kassadin é um exemplo de meio utilizado no League of Legends (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Os mid laners atuam sozinhos na rota central. Entre as suas principais responsabilidades estão: ser a principal fonte de dano da equipe junto ao atirador, se posicionar com maestria em lutas e controlar as entradas dos rios. Por serem parte da retaguarda das equipes, os jogadores desta posição precisam ser cirúrgicos durante jogadas coletivas.

Assim como os top laners, é dever dos meios dominar a arte do farm. Quanto mais ouro recebido através das tropas, mais dinheiro o campeão terá para comprar itens e amplificar o seu poder. Além disso, por estarem localizados no centro do mapa, precisam estar atentos ao deslocamento dos companheiros. Seja para chamadas de Dragão, Arauto ou Barão, seja para cercos a estruturas primárias como as torres T1.

Os mid laners podem se comportar de maneiras diferentes ao longo de lutas em equipe. Entre os principais padrões estão: explodir um alvo único com dano massivo, causar dano progressivo por meio de habilidades de baixo tempo de recarga ou devastar dois ou mais inimigos através de skills em área. A estratégia vai depender do jogo.

Alguns itens utilizados por meios são: Capítulo Perdido, Ampulheta de Zhonya, Morellonomicon e Eco de Luden (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Nas últimas temporadas, os campeões utilizados na rota do meio se limitaram a assassinos e magos. Os últimos patches desenvolvidos pela Riot Games, no entanto, têm mudado algumas variáveis do metagame. Tanques e lutadores também têm aparecido com frequência nesta posição, principalmente em torneios competitivos.

Os campeões mais utilizados no meio atualmente são: Ahri, Anivia, Azir, Cassiopeia, Fizz, Galio, Irelia, Karma, LeBlanc, Orianna, Ryze, Sion, Kassadin, Vladimir, Yasuo, Zed e Zoe. Para os iniciantes, Annie pode ser um boa alternativa. A personagem tem habilidades fáceis de acertar, combos simples de aprender e potencial de dano gigantesco.

Os itens mais populares entre mid laners são: Capítulo Perdido (mana e poder de habilidade), Ampulheta de Zhonya (habilidade ativa), Morellonomicon (vida e poder de habilidade), Eco de Luden (mana e poder de habilidade), Lâmina Fantasma de Youmuu (dano e redução do tempo de recarga), Capuz da Morte de Rabadon (poder de habilidade) e Hextec GLP-800 (poder de habilidade e mana).

Atirador (ad carrys)

A campeã Tristana é um exemplo de atirador popular no MOBA League of Legends (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Os atiradores atuam em conjunto com suportes na rota inferior. Estão entre as suas principais responsabilidades: ser a principal fonte de dano da equipe ao lado do mid laner, controlar a visão do Dragão e compor a retaguarda do esquema tático. Os campeões deste setor são os mais frágeis da equipe, portanto, é dever do jogador sobreviver ao final das lutas.

Os ad carrys costumam liderar as estatísticas de tropas abatidas pelo alto dano por segundo empregado ao longo dos jogos. Eles podem ser divididos em três grandes grupos: casters (conjugadores de habilidades), hypercarrys (baseados em auto ataque) e utilitys (possuem mecanismos de controle de grupo).

Independente da classificação, os atiradores sempre foram personagens de ataque a longa distância. Os campeões desta função costumam comprar itens que agregam dano de ataque, velocidade de movimento, acerto crítico e, às vezes, poder de habilidade. Com o lançamento do patch 8.12, entretanto, os atiradores tradicionais estão começando a perder força no cenário.

Alguns itens utilizados por atiradores no LoL são a Espada do Rei Destruído, Gume do Infinito, Lembrete Mortal, entre outros. (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Os campeões mais utilizados como atirador atualmente são: Ashe, Caitlyn, Draven, Ezreal, Jhin, Jinx, Kai'Sa, Kalista, Kog'Maw, Lucian, Tristana, Varus, Vayne e Xayah. Para aqueles que buscam experiência na posição, Ashe pode ser uma boa pedida. A personagem é dona de um kit de habilidades fácil de aprender e versátil, que permite que ela derrube vários minions de uma vez.

Os itens mais populares entre atiradores são: A Sedenta por Sangue (dano), Espada do Rei Destruído (dano, velocidade de ataque e roubo de vida), Gume do Infinito (acerto crítico), Lembrete Mortal (penetração de armadura), Manamune (dano e mana), Cimitarra Mercurial (habilidade ativa) e Faca de Statikk (velocidade de ataque e crítico).

Suporte

A campeã Janna é um exemplo de suporte bem conhecido em League of Legends (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Os suportes atuam em conjunto com atiradores na rota inferior. Entre as suas principais responsabilidades estão: posicionar sentinelas em todo o mapa, negar visão adversária, proteger carregadores – sobretudo ad carrys – e servir como linha de frente ao lado dos top laners. Os jogadores da posição também são importantes para tomadas de decisão.

Assim como os caçadores, campeões suportes precisam oferecer controles de grupo necessários para emboscadas, iniciações de luta e jogadas defensivas. Personagens desta função não costumam comprar itens de dano ou poder de habilidade, mas sim defesa, vida e resistência mágica.

Suportes acumulam menos ouro que os demais jogadores. Eles sempre deixarão a maior quantidade de recursos possíveis nas mãos dos carregadores. Portanto, é normal que jogadores da posição evitem farmar e capturar abates. É normal dizer que suportes jogam em função dos seus aliados.

Alguns itens utilizados por suportes são Botas da Mobilidade, Juramento do Cavaleiro, Convergência de Zeke, entre outros (Foto: Reprodução/Julio César Puiati)

Os campeões mais utilizados como suporte atualmente são Alistar, Bardo, Blitzcrank, Braum, Karma, Janna, Leona, Morgana, Nami, Pyke, Rakan, Sona, Soraka, Tahm Kench, Taric e Thresh. Para os iniciantes, Lulu pode ser um boa alternativa. A personagem é relativamente fácil de se jogar. A experiência é valida para quem está começando na rota.

Os itens mais populares entre atiradores são: Botas da Mobilidade (velocidade de movimento), Turíbulo Ardente (poder de habilidade), Cadinho de Mikael (habilidade ativa), Redenção (habilidade ativa), Juramento do Cavaleiro (habilidade ativa), Convergência de Zeke (habilidade passiva) e Medalhão dos Solari de ferro (habilidade ativa).

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia LoL, patrocinado pela Riot.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo