Após o sucesso da Season 7, que terminou com a vitória dos brasileiros da Team Liquid, a Pro League 2018 de Rainbow Six: Siege segue em ritmo de mudança, entre elas a adoção do formato de liga. Com o começo da Season 8 nesta segunda-feira, dia 18 de junho, é hora de conferir quais os operadores foram mais utilizados pelos atletas na temporada anterior.

R6 é um jogo de tiro que segue a linha do popular Counter-Strike: Global Offensive. Nele, os jogadores assumem o papel de membros da equipe contra-terrorista Rainbow, e em dois times de cinco jogadores cada, disputam partidas em modos que envolvem o resgate de um refém, ou o famoso desarme de bomba.

Mira

Elena "Mira" María Álvarez tem amplo conhecimento de veículos, o que a transformou em especialista no campo balístico (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Pickrate: 84.1%

Quando o assunto é operador de defesa, Mira foi a favorita. A integrante do Grupo Especial de Operaciones (G.E.O.) é especialista em materiais à prova de balas, com destaque para seu gadget exclusivo, o Black Mirror. Este vidro laminado especializado pode ser posto em paredes, reforçadas ou não, criando um espelho unidirecional, dando visão apenas ao time defensor.

Se necessário, o vidro pode ser ejetado. Ele emite um som alto seguido de fumaça, e pode ser ouvido pelo time atacante. A abertura criada pode ser usada por ambos os times, expondo uns aos ataques dos outros. Mira tem boa sinergia com Mut

... e e Bandit, já que os personagens evitam a quebra do Black Mirror, caso ele tenha sido posto numa parede reforçada.

Smoke

James "Smoke" Porter é destemido em batalha, e pode ser extremamente útil em manobras defensivas (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Pickrate: 79.8%

Smoke faz jus ao nome. Integrante do Special Air Service (SAS), ele é um caçador de emoções que não se preocupa com a própria segurança. Seu gadget exclusivo é a Granada de Gás Composto Z8. Ela pode ser instalada na vertical ou horizontal e detonada remotamente, liberando um gás que mata qualquer um que fizer contato, seja amigo, inimigo, e até mesmo o refém.

As granadas (Smoke vem equipado com três) causam 15 de dano a cada meio segundo, independente da velocidade e blindagem do operador. Por causa do sistema de filtragem que traz com ele, Smoke é o único imune ao próprio gás. Ele tem boa sinergia com defensores que tenham arame farpado no arsenal, pois o arame reduz o movimento inimigo e aumenta o dano do gás.

Jäger

Marius "Jäger" Streicher começou a carreira como piloto, e depois começou a desenvolver sistemas de defesa (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Pickrate: 54.7%

Jäger começou a carreira quando juntou-se à Bundespolizei (BPOL) como técnico de helicópteros. Veterano de operações antipirataria da Grenzschutzgruppe 9 der Bundespolizei (GSG9) no Oceano Índico, ele participou da ação como piloto de helicóptero e consultor de tecnologia. Seu gadget exclusivo é o sistema de defesa ativa, o ADS-MK IV "Magpie", com o qual protege áreas contra bombas de ataques aéreos.

O sistema pode ser colocado tanto no chão quanto em paredes. Dois ou mais ADSs podem cobrir a mesma área, não sendo ativados pelo mesmo projétil. E uma vez que não existe delay entre as interceptações, eles podem neutralizar dois projéteis ao mesmo tempo. Feito isso, os ADSs desligam pelo restante do round, permanecendo no mesmo lugar, mas sem piscar a luz vermelha.

Lesion

Liu "Lesion" Tze Long teve infância difícil, mas cresceu e desenvolveu uma calma natural ao lidar com substâncias altamente corrosivas (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Pickrate: 43.7%

Lesion trabalhou em empregos de demolição, depois com remoção de minas, até entrar para Explosive Ordnance Disposal Bureau (EOD). Com a Special Duties Unit (SDU), ele se tornou especialista em ameaças terroristas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. Seu gadget exclusivo é a Mina GU. Com ela, Lesion fere o oponente, injetando uma toxina que limita a sua velocidade e diminui a saúde gradativamente.

Ser picado pela agulha da mina GU causa 10 de ano, depois 8 periodicamente a cada 2 segundos (em média). Até ser removida, a agulha causará dano periódico. Nesse caso, se outra mina for ativada, ela causará apenas os 10 de dano, atualizando o timer. Pela semelhança de funções, Lesion tem boa sinergia com operadores que usam armadilhas (Kapkan, Frost, Ela).

Bandit

Dominic "Bandit" Brunsmeier é um ex-agente secreto famoso pela capacidade em transformar itens obsoletos em armas (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Pickrate: 42%

Bandit é um ex-agente secreto infiltrado nos Hannover Hells Angels, ele é engenhoso e adptável. Também integrante da GSG9, Bandit tem como gadget exclusivo o Crude Electrical Device (CED-1), dispositivo capaz de eletrificar arames farpados, barricadas, além de ferir ou destruir qualquer coisa que o toque.

Com algumas exceções (principalmente os arames farpados), o CED-1 pode destruir todos os gadgets com os quais entrar em contato, sejam eles de aliados ou inimigos. Entre os operadores que têm boa sinergia com Bandit estão Mute, Frost e Echo, cujos gadgets ampliam o dano causado ao time inimigo. Mira também pode usar seu Black Mirror em paredes reforçadas que o Bandit tenha eletrificado.

Lion

Olivier "Lion" Flamen desafiou sua família, de costumes tradicionais, e cresceu para se tornar um especialista em riscos biológicos (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Pickrate: 94.7%

Entre os atacantes, Lion é o sucesso. O operador entrou para o exército francês aos 18 anos, após ser expulso de casa. Mais velho, foi recruato pelo Groupe d'Intervention de la Gendarmerie Nationale (GIGN) como especialista em perigos biológicos. O apelido de "Lion" foi ganho em missão Sudão, onde sua voz alta assustou a população local.

Seu gadget exclusivo é o drone EE-ONE-D, que sobrevoa o mapa e busca detectar a movimentação adversária. Se um defensor se mover, o drone irá marcá-lo num contorno vermelho que os atacantes verão mesmo através das paredes. Lion tem boa sinergia com operadores que limpam a área e/ou desencorajam o movimento dos defensores (Fuze, Jackal, Dokkaebi), operadores exotérmicos (Thermite e Hiban), ou anti-eletrônicos (Thatcher, Twitch).

Hibana

Yumiko "Hibana" Imagawa começou na carreira militar cedo, se destacando pela liderança explosiva e versatilidade (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Pickrate: 75.4%

Hibana é especialista em acessar áreas de alto risco. Mestre em artes marciais, ganhou o apelido devido a liderança explosiva em campo. Versátil por conta do treinamento na SWAT do FBI e GIGN, ela trabalha bem em equipe e é em táticas de investida, o que motivou o recrutamento pela Prefectural Police Department Special Unit (SAT).

Seu gadget exclusivo é o lançador de calibre 40 mm X-KAIROS. Com ele, Hibana dispara projéteis que podem ser detonados remotamente e danificar paredes reforçadas, criando linhas de visão ou novas passagens. Ela possui boa sinergia com Thermite, e operadores que usam gadgets eletrônicos (Thatcher, Twitch, IQ).

Thermite

Jordan "Thermite" Trace serviu durante anos no Iraque, e é especialista em violar qualquer tipo de barreira (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Pickrate: 44.8%

Ex-fuzileiro naval, Thermite graduou-se em Química após ser dispensado do Iraque. Então, e;e entrou para o FBI como agente de campo e foi transferido para a unidade da SWAT. Thermite é capaz de violar as barreiras mais resistentes, inclusive paredes reforçadas, graças ao seu gadget exclusivo, a Brimstone BC-3.

Essa carga de demolição foi desenvolvida pela equipe de engenharia do FBI, e tem foco na infiltração, podendo ser detonada remotamente. Hibana, Thatcher e Twitch fazem um combo com Thermite em matéria de violar paredes reforçadas, devido aos gadgets que fazem o operador cumprir sua função com ainda mais eficiência.

Ying

Siu "Ying" Mei Lin entrou para uma escola de segurança de elite logo após o ensino médio, mas um dia se viu forçada a aprimorar suas habil (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Pickrate: 34.5%

Ying era agente de segurança particular antes de se juntar à SDU. A personagem desenvolveu habilidades explosivas de força e combate de curto alcance, e entrou para uma escola de serviço de segurança de elite logo após o ensino médio. Entretanto, um sequestro fez Ying ver que suas habilidades eram limitadas, o que a fez tornar-se uma agente multifuncional.

Seu gadget exclusivo é a Candela, uma nova granada de atordoamento apresentada pelos SAS. Quando detonada, a Candela cria uma série de clarões ofuscantes, ela também pode ser fixada em superfícies, ou lançada como granada tradicional. Ying tem boa sinergia com Thatcher, IQ e Twitch para encarar o Jäger, e é parceira natural do Fuze devido às funções similares. O Capitão também ajuda a maximizar os efeitos da Candela.

Zofia

Zofia Bosak é a segunda Especialista da GROM a entrar para a Rainbow, a primeira sendo sua irmã mais nova, Elzbieta Bosak (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Pickrate: 31.7%

Famosa e condecorada, Zofia é a segunda Especialista da Grupa Reagowania Operacyjno-Manewrowego (GROM) a entrar para a Rainbow. A primeira doi sua irmã mais nova, a operadora Elżbieta "Ela" Bosak. Quando voltou da licença-maternidade e soube que Ela juntou-se à Rainbow, Zofia não viu razão para ficar pra trás.

Se nocauteada, Zofia pode usar habilidade Withstand e voltar ao combate com 5% de saúde. Seu gadget é a KS79 LIFELINE, arma que usa tecnologia de projétil ativado eletronicamente, que pode atirar munição concussão e/ou impacto. Por possuir múltiplas granadas sobrepostas no barril da arma, recarregar os cartuchos não é mais necessário, resultando em maior eficiência.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo