Até hoje, muito se ouve falar de “varejo do futuro”; soluções tecnológicas que prometem transformar a experiência de compra em diferentes segmentos. Paralelo às promessas e coisas que continuam só em fase de testes, outras já saíram do papel e surpreendem consumidores em todo o mundo – inclusive no Brasil.

O principal exemplo desta nova era é, sem dúvida, este pequeno mercado em Seattle, nos Estados Unidos. Assim, à primeira vista, quem entra sequer tem ideia de quanta tecnologia está por trás deste pequeno estabelecimento. Nossa equipe teve a oportunidade de conhecer a primeira Amazon Go, a aposta da gigante do e-commerce para revolucionar lojas físicas. Uma rápido olhar ao redor é suficiente para perceber que este mercado é bem diferente dos que estamos acostumados a frequentar: aqui não tem filas nem caixas de atendimento. O cliente entra, escolhe o que quer, coloca tudo numa sacola e vai embora. Simples assim...

Tudo o que o usuário precisa para viver essa experiência é baixar o app da Amazon Go no smartphone e vinculá-lo a uma conta de usuário na Amazon. Para entrar na loja, basta aproximar o celular da catraca para a leitura do QR Code estampado no app. O sistema todo funciona através de uma tecnologia que combina visão computacional, algoritmos de aprendizagem de máquina e sensores modernos. Centenas de câmeras posicionadas no teto da loja monitoram cada passo do usuário e também o que acontece nas prateleiras. Quando o consumidor pega determinado produto, o sistema reconhece o movimento e identifica o cliente na hora. Neste momento, a compra é acrescentada ao carrinho virtual. Se o item for devolvido à prateleira, o débito é cancelado quase que instantaneamente. Tudo muito rápido e sem qualquer intervenção humana.

Finalizada a compra, basta caminhar em direção à saída e passar por uma outra catraca. A validação é feita automaticamente. Em poucos minutos, o valor é debitado no cartão de crédito registrado na sua conta da Amazon, junto com uma notificação no aplicativo listando as compras feitas. Sem filas e sem precisar colocar a mão no bolso.

A experiência é única, mas você não precisa ir até Seattle para testar uma nova forma de fazer compras. Aqui no Brasil, algumas redes de supermercados estão investindo bastante em tecnologia para aumentar a comodidade do cliente. Além de painéis interativos, nos quais é possível imprimir cupons de descontos personalizados, aplicativos com descontos exclusivos para cada clientes, o self-checkout é uma novidade que vem ganhando cada vez mais adeptos em algumas lojas.

Nesses caixas independentes de auto-atendimento, o cliente faz tudo sozinho: escaneia os códigos de barras dos produtos e efetua o pagamento usando cartão de crédito ou débito. O limite são até 15 itens, mas tem muita gente feliz com a ideia de evitar filas e ter mais autonomia na hora de passar no caixa.

Os caixas autônomos contam com uma balança inteligente que compara o peso do produto encaneado com os dados do item cadastrados no sistema. Após o pagamento, um QR Code é impresso junto à nota fiscal e precisa ser apresentado na saída para a abertura automática da catraca.

E não é só nos mercados que novidades como essas começam a aparecer. Recentemente, uma grande varejista nacional de moda também apostou na tecnologia para criar um aplicativo bem interessante de busca por imagens. Usando reconhecimento de imagens e inteligência artificial, o app permite que o consumidor tire uma foto de uma roupa que tenha gostado e faça uma busca por algo similar na loja virtual. Se a peça for da própria marca, o app abre a página do produto para que o cliente efetue a compra; se não, mostra algo similar.

... O exemplo da Amazon ainda é apenas um teste em uma única loja. É certo que, se for um sucesso, o modelo seja copiado por outros mercados ao redor do mundo. Por aqui, é interessante ver que o varejo está de olho nas novas tendências e sempre apostando em tecnologia para oferecer mais comodidade e autonomia aos seus clientes.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)