O Instagram Stories ganhou uma nova função nesta terça-feira (12) que permite fazer compras em Stories postados por lojas na rede social. A novidade está prevista para a versão do aplicativo tanto para Android quanto para iPhone (iOS), e pode ser acessada pelos brasileiros nas contas comerciais de algumas lojas.

Ao publicar uma foto com produtos à venda, a empresa terá a opção de incluir a descrição e endereço para o site de compras do próprio estabelecimento. Quem assistir às histórias terá acesso a essas informações, indicadas por uma etiqueta marcada por uma sacola. A ferramenta é semelhante ao botão "comprar agora" em posts do Feed, que foi liberado no Brasil em março.

Agora usuário pode fazer compras pelo Instagram Stories (Foto: Divulgação/Instagram)

A conta comercial de uma loja poderá adicionar à história uma etiqueta sobre item presente na foto, indicando que é possível comprá-lo ou saber mais informações sobre o produto. Quando alguém clica na tag do objeto, é exibida a mensagem “ver detalhes”.

Um segundo toque sobre a marcação redireciona o usuário a uma página dentro do próprio aplicativo do Instagram, em que constam os dados informados pelo vendedor, como descrição do produto, preço, foto de divulgação e a opção de ir ao site da loja para realizar a compra online. O processo é semelhante ao passo a passo de compras por posts no Feed.

Instagram justifica a adição do recurso de compras ao Stories com uma pesquisa realizada com usuários do aplicativo. A maioria deles declarou que

... assiste aos posts efêmeros com frequência para acompanhar suas marcas preferidas na rede social. Assim, o Instagram planeja que a nova funcionalidade dê a oportunidade de conhecer mais produtos de suas lojas favoritas.

Além das duas ferramentas de compras do Instagram por Feed e por Stories, também é possível comprar e reservar ingressos de cinema e shows, quartos de hotel e mesas em restaurantes pelo Instagram.

A função de compras é a segunda novidade adicionada ao Instagram Stories em menos de uma semana. Na última quinta-feira (7), usuários passaram a ter a opção de compartilhar na plataforma histórias em que fossem citados.

Via Instagram

Histórico de busca do Instagram desaparece: como resolver? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo