Usuários do Instagram podem usar o Canva para personalizar uma capa e destacar histórias no perfil. O serviço gratuito está disponível na web e permite pesquisar e editar templates com artes em diversos formatos – entre eles, há ícones para serem usados no Instagram Highlights. O recurso possibilita alterar frases, cores e inserir novos elementos para tornar o modelo completamente personalizado.

Após finalizar uma arte do ícone, é necessário baixar no PC e enviar para o smartphone. Assim, ela poderá ser adicionada como capa no Instagram Highlights. Siga o tutorial abaixo para saber como fazer uma capa para destaque de suas histórias do Instagram.

Tutorial mostra como criar um ícone personalizado para usar como capa no Instagram Highlights (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Acesse a página do Canva na web no site do TechTudo e escolha um tipo de usuário;

... 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">

Acesse o serviço online Canva e marque o perfil de usuário de acordo com os seus objetivos (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Defina uma forma de acesso ao serviço: conta do Facebook, Gmail ou registro na plataforma;

Escolha a forma de login no serviço online Canva no PC (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Na página inicial do serviço, clique na opção "Find templates" no menu na lateral esquerda da tela;

Busque por templates de artes no serviço online Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Na barra de busca, digite o termo "icon" e clique no desenho de lupa para iniciar a busca. Outra opção é pressionar a tecla "Enter" no teclado;

Pesquiser por "icon" e encontre templates para o Instagram no serviço online Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Clique em um dos templates para começar a edição;

Escolha um template de ícone para personalizar a arte no serviço online Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Neste momento, toque no botão verde "Use this template" para iniciar a personalização;

Inicie a edição de um template no serviço online Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 7. Dê dois cliques sobre o texto do template para ativar o modo de edição. Digite a frase desejada;

Edite texto em um template de arte no serviço online Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 8. Com as funções disponíveis na parte superior da tela, é possível mudar a fonte, o tamanho e outras opções do texto. Para prosseguir, selecione a cor de fundo da arte para ver as alternativas;

Opções para edição de texto de um template do serviço online Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 9. Clique na cor atual do fundo no canto superior esquerdo da tela e escolha uma nova tonalidade, se quiser;

Altere a cor de fundo de um template do serviço online Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 10. Quando terminar a edição, clique na opção "Download" no menu localizado na parte superior direita da tela;

Faça o download de um ícone para Instagram criado com o serviço online Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 11. Em "Download" é possível escolher o formato do arquivo. O site recomenda PNG, tipo com uso comum na Internet. Por fim, pressione a tecla "Download" e confirme a ação.

Defina o formato e baixe para o computador um ícone para Instagram criado com o serviço online Canva (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Pronto. Para abrir o ícone no smartphone, envie o arquivo para si mesmo por e-mail ou mensageiro online com versão web. Em seguida, com a imagem no celular, siga os passos do nosso tutorial sobre como customizar ícone do Instagram Highlights.

Instagram não entra mais: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo