O Android O permite bloquear a atividade de aplicativos que não estão em uso para poupar a bateria do celular. Embora o sistema controle apps mais novos por conta própria, é preciso ajustar os demais manualmente nas configurações. Além disso, o recurso é útil também para restringir o funcionamento de apps pesados, como o Facebook.

Veja, a seguir, como usar a função que impede que o celular gaste bateria com apps fechados. O procedimento vale para smartphones que já rodam o sistema mais recente do Google, como os Galaxy S8 e S9, Moto Z e o Moto Z2 Force, entre outros.

Aprenda a limitar apps em segundo plano para poupar bateria no Android 8 Oreo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do celular e toque na opção “Aplicativos”. Neste passo a passo, usamos um celular Galaxy fabricado pela Samsung.

... 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">

Acesse o menu de aplicativos das configurações do Android 8 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na lista de apps instalados, selecione um aplicativo que costuma gastar muita bateria no celular. Em seguida, toque na opção “Bateria”.

Acesse as opções de bateria de um aplicativo instalado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Aplicativos que não passam pelo controle do Android 8 Oreo exibem, no rodapé, a opção “Permitir atividade em segundo plano”. Se o app em questão mostrar essa função, desligue a chave ao lado para restringir o funcionamento do programa quando não estiver sendo usado.

Remova do aplicativo a permissão para rodar em segundo plano (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo