Os próximos passos da Indústria 4.0 foram apresentados esta semana aqui na Feira de Hannover, na Alemanha. O principal evento do mundo para a tecnologia industrial reuniu mais de cinco mil expositores de 75 países para discutir o futuro da manufatura e mostrar as próximas as tendências do setor.

A feira é enorme; ocupa 26 pavilhões no Centro de Convenções da cidade. Entre centenas de braços robóticos, demonstrações de softwares inteligentes, sensores cada vez mais modernos e precisos e até aplicações usando óculos de realidade virtual e aumentada, os termos que a gente mais ouviu falar por aqui: “gêmeo digital” e “plataforma em nuvem”.

A digitalização do chão de fábrica, ou gêmeo digital, engloba soluções que permitem a criação de um modelo virtual de um produto em seus mínimos detalhes e propriedades ou ainda de um processo inteiro de manufatura. Dispensar protótipos físicos significa economia e agilidade. Com o gêmeo digital, a fábrica também não tem mais a necessidade de parar sua linha de produção para fazer testes. As avaliações são todas digitais. Além disso, ainda é possível prever erros e problemas em qualquer estágio da produção.

Um dos principais lançamentos da Hannover Messe foi anunciado pela Siemens. A empresa alemã mostrou a nova versão do seu sistema operacional de Internet das Coisas para a indústria. A plataforma de código aberto é um ambiente de desenvolvimento de aplicativos e serviços digitais. Diversas soluções para captar e trabalhar de forma inteligente e autônoma a infinidade de dados gerados diariamente já estão disponíveis. É uma espécie de loja de aplicativos, como as dos nossos smartphones, mas com soluções industriais.

Você faz compras Online
... trong>? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)