Agora já dá para dizer, sem sombra de dúvidas, que o futuro dos automóveis está a caminho. Se você pensou em carros autônomos, pensou certo. Mas, antes de chegar a esse estágio, outras etapas precisam ser percorridas. E aprincipal delas é a que leva à troca de informação entre os automóveis e outros elementos em volta dele. Ou seja, antes que o projeto de carros completamente sem motoristas se torne realidade, é preciso conectar de verdade os automóveis.

Ainda nesse ano de 2018, um importante passo será dado nessa direção. A Qualcomm líder mundial em soluções de Telemática com mais de 30 anos de experiência em sistemas celulares vai disponibilizar a primeira solução C-V2X do mercado. Ele pode significar o começo da era dos carros que se comunicam com tudo.

Mas, por que isso é tão importante e como alcançar essa conexão instantânea e permanente entre diferentes equipamentos? A resposta está na unificação. A partir desse novo chipset, os fabricantes de automóveis ganham a possibilidade de embutir nos carros inteligência e conectividade inéditas.

Essa conectividade unificada ganhou uma sigla: C-V2X. Em inglês, Cellular Vehicle to Everything. Em bom português, algo como Veículo conectado a tudo.

Estar conectado a tudo significa, por exemplo, que o carro precisa ser capaz de se comunicar com o semáforo, com redes celulares, com a estrada, com outros carros e até com satélites, indo muito além das simples localizações por GPS que já são comuns hoje em dia.

O 5G se aproxima. E ele deve oferecer soluções de conexão muito mais eficientes que as atuais. Mas, até que as novas redes se tornem realidade, é preciso encontrar meios que garantam a compatibilidade tanto com o que já existe hoje em dia como com o que ainda estão por vir.

O caminho para o futuro dos carros já tem seu mapa traçado. E alguns pontos na rota são super emblemáticos, como a chegada da o novo chipset para C-V2X da Qualcomm. Acompanhe conosco as próximas etapas dessa jornada!

... v class="odof-txt-materia">Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)