Se voc? usa um iPhone antigo, especialmente de duas ou mais gera??es anteriores, ? bem prov?vel que ele n?o venha demonstrando um desempenho t?o bom quanto antes. Pensando nisso, criamos esta lista com dicas para melhorar seu iPhone e deixar o iOS mais r?pido. Confira:

Apps para iOS: Whoscall, Double Selfie e outros destaques?

Dicas para deixar seu iOS mais r?pido (Foto: Reprodu??o/Helito Bijora)

Atualize o software

Atualize o software do iPhone para ajudar a acelerar seu desempenho (Foto: Reprodu??o/ Juliana Pixinine)

Ter o software do iPhone sempre atualizado ? uma das formas de garantir melhor usabilidade do dispositivo. O sistema operacional mais atual da Apple ? o iOS 8. Em modelos mais antigos do smartphone, pode pesar mais, mas em muitas ocasi?es poder? tornar seu dispositivo mais r?pido. Para verificar se seu iPhone est? com a vers?o mais recente, o iOS 8.1.3, v? em ?Ajustes? > ?Geral? > ?Atualiza??o de Software? > ?Transferir e Instalar?.

Encerre os aplicativos abertos

Para encerrar os aplicativos em uso, d? um clique duplo no bot?o de desbloqueio e arraste os apps para cima (Foto: Reprodu??o/Juliana Pixinine)

Muitos aplicativos em uso acabam deixando o iOS mais lento, por isso, feche todas aqueles que n?o forem essenciais. Para isso, d? um clique duplo no bot?o de desbloqueio e, quando aparecerem os aplicativos na tela, basta arrast?-los para cima, para encerr?-los e come?ar do zero. Voc? pode deslizar at? tr?s dedos para tornar o processo um pouco mais r?pido, mas infelizmente n?o h? nenhuma maneira de fechar todos de uma vez.

Realoque a mem?ria

Fa?a o download do aplicativo Memory Boost para realocar a mem?ria do seu dispositivo (Foto: Reprodu??o/Juliana Pixinine)

Apesar de a Apple n?o fazer realocamento de mem?ria RAM de forma f?cil, voc? pode faz?-lo atrav?s do aplicativo Battery Doctor e, assim, acelerar seu iPhone. Se voc? achar que est? ocupando muito a mem?ria do aparelho, fa?a o download do app. Depois de instalado, abra Battery Doctor e clique em ?Memory Used? e depois em ?Boost? e veja como o aplicativo realoca a mem?ria e ajuda a acelerar o seu smartphone.

Reinicie o iPhone

Outra maneira de tentar acelerar o iPho

... ne, ? reinici?-lo. Pressione o bot?o de desligar, na parte superior do aparelho, at? que apare?a ?Deslize para desligar?. Quando terminar, inicie o dispositivo novamente. Voc? n?o precisa fazer isso com muita frequ?ncia, mas ? importante para ajudar a limpar espa?os de mem?ria e corrigir aplicativos com defeito.

Delete aplicativos

Delete aplicativos que voc? n?o utiliza tanto (Foto: Reprodu??o/Juliana Pixinine)

Muitas vezes, enchemos o celular com aplicativos que acabamos n?o utilizando. Se voc? quer acelerar seu iPhone e a mem?ria est? muito ocupada, esse ? um bom momento de excluir os apps que voc? n?o usa. V? em ?Ajustes? > ?Geral? > ?Uso? > ?Gerenciar Armazenamento? e veja todos os aplicativos e quantos eles ocupam da mem?ria. Caso queira deletar algum, basta clicar nele e, depois, em ?Apagar Aplicativo?.

Otimize o Safari

Limpe o hist?rico e dados do Safari para acelerar o desempenho do iPhone (Foto: Reprodu??o/Juliana Pixinine)

Outra maneira de ajudar a acelerar o iPhone, ? limpar os cookies do Safari. Assim como acontece com muitos aplicativos abertos, o mesmo acontece com muitas p?ginas do Safari. Al?m de simplesmente fech?-las, voc? tamb?m pode limpar os dados para otimizar ainda mais. Para isso, v? em ?Ajustes? > ?Safari? > ?Limpar Hist?rico e Dados dos Sites? > ?Limpar Tudo?. Lembre-se que com isso, o Safari n?o ir? sugerir URLs conforme voc? digita e que alguns sites podem esquecer suas prefer?ncias de preenchimento.

Delete arquivos desnecess?rios

Sabe aquelas mensagens da operadora? Ou fotos parecidas de eventos? Delete e ajude a acelerar o seu iPhone. Fa?a um backup das suas fotos, m?sicas e arquivos e exclua o que n?o for essencial para liberar espa?o no seu smartphone. Dessa forma, ele tamb?m ficar? mais r?pido e ir? melhorar o desempenho.

Desative atualiza??es autom?ticas

Desative as atualiza??es autom?ticas (Foto: Reprodu??o/.Juliana Pixinine)

Outra maneira de ajudar seu iPhone a rodar mais r?pido e economizar bateria, ? desativando as atualiza??es autom?ticas. Para desativar as atualiza??es dos aplicativos baixados, v? em ?Ajustes? > ?iTunes Store e App Store? e desative as ?Transfer?ncias Autom?ticas?, deslizando a tecla para a esquerda. J? para desativar as atualiza??es em segundo plano, v? em ?Ajustes? > ?Geral? > ?Atualiza??o em 2? Plano? e desative as atualiza??es autom?ticas, deslizando a tecla para a esquerda.

Reduza os gr?ficos

Reduza os efeitos gr?ficos (Foto: Reprodu??o/Juliana Pixinine)

Os iOS 7 e 8 possuem alguns efeitos visuais que podem ser reduzidos para acelerar o iPhone. Se voc? ainda usa o iOS 6?ou anterior,?pule essa etapa. Primeiro, v? em ?Ajustes? > ?Acessibilidade? > ?Reduzir Movimento? e ative-o, deslizando a tecla para a direita. Em seguida, volte para ?Acessibilidade? > ?Aumentar Contraste? e ative ?Reduzir Transpar?ncia?, deslizando a tecla para a direita. Isso ir? desativar os efeitos de fundo, acelerando o iOS.

Resete o iPhone

Em casos mais s?rios, ? necess?ria uma atitude mais dr?stica, como resetar o smartphone. Se decidir fazer isso, lembre-se de ter um backup atualizado de todos os seus dados mais importantes, como arquivos, contatos e fotos. Para isso, basta pressionar, ao mesmo tempo, o bot?o de desbloqueio e o de desligar, e continue pressionando quando a tela ficar preta, at? aparecer o logo da Apple. Em ?ltimo caso, retorne seu iPhone ?s configura??es de f?brica e recomece do zero.

Se ap?s ter feito todas as dicas da nossa lista, seu iPhone continuar lento ou com problemas de desempenho, verifique se ainda est? na garantia e entre em contato com o suporte t?cnico da Apple.

Via Mac World

Como extrair m?sica do iPod e iPhone? Veja no F?rum do TechTudo?




>>> Veja o artigo completo no TechTudo