Surviving Mars, jogo de estratégia para PC (via Steam), PS4 e Xbox One, traz como objetivo construir a primeira colônia humana em Marte. Mas com um planeta de recursos escassos, desastres naturais e poucos tutoriais, a jornada não será nada fácil. Por isso, confira dicas para sobreviver no game de construção espacial.

Configure sua viagem a Marte

Diferentemente do Easy Start, a opção Start Game permite que você faça vários ajustes antes de partir em direção a Marte. O planejamento é de extrema importância, pois afetará o nível da missão. Cada patrocinador (sponsor) tem um nível de dificuldade, número de espaçonaves, efeitos e bônus que podem ajudar ou tornar a sua estadia ainda mais desafiadora.

Use os bônus e habilidades que cada patrocinador e comandante oferecem em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Na hora de escolher o que carregar, leve em consideração o dinheiro que o patrocinador possui e o peso que o foguete é capaz de carregar. Dentre os itens da lista, lembre-se de levar drones e probes. Se sobrar dinheiro, leve algumas construções pré-fabricadas (prefabs).

Compre um Moisture Vaporator para ter uma fonte alternativa de água, o Fuel Refinery para produzir combustível ou o Stirling Generator para obter mais energia na base. A vantagem desses edifícios é que eles já estão prontos, ou seja, não necessitam de material para a construção.

... ss="placeholder-container" style="padding-bottom: 56.2589928058%;">

Compre estruturas pré-fabricadas se estiver indo para uma região escassa em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Explore o mapa antes de começar

Não pouse em qualquer lugar. Marte é um planeta desconhecido, com tempestades de areia e regiões sem qualquer fonte de água. Por isso, tome seu tempo e escolha cuidadosamente o local onde será construída a sua base. Fique atento a lista que aparece à direta na tela. Nela, você verá informações sobre a quantidade de matéria-prima disponível, além de uma lista de desastres naturais que podem ocorrer naquela área.

Use o código 11N177E para pousar em uma região mais fácil em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Mas a exploração não acaba por aí. Depois de escolher um local para pousar, faça uma varredura da área em busca de recursos - use os probes para escanear os quadrados do mapa. Vale lembrar que a quantidade de material dependerá da região escolhida na tela anterior.

Selecione a espaçonave e, antes de clicar no chão, veja se o raio de alcance engloba todos os recursos do mapa. Os drones trabalham em uma área limitada, por isso, essa etapa é importante.

Explore o mapa antes de pousar seu foguete em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Outra dica é pousar a nave um pouco distante da futura área de construção. A movimentação levanta uma grande quantidade de poeira e a areia de Marte danifica as estruturas, principalmente o painel solar.

Construa apenas o necessário

Leia atentamente o que cada prédio faz e preste atenção nos requisitos. Uma construção precisa da outra para funcionar, por isso, não monte tudo o que vê pela frente. Aproveite o material inicial que a espaçonave carregou da Terra para montar sua primeira fonte de energia e uma fábrica para extrair concreto do solo. Qualquer erro ou defeito nas estruturas da base será mostrado por meio dos ícones e alertas na tela.

Crie tanques de oxigênio e água para evitar o desperdício em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Em muitos casos, menos é mais. Não adianta ter uma quantidade exagerada de painéis solares em sua base. Assim como existe a possibilidade de um recurso se esgotar, você pode acabar desperdiçando outro ao produzir demais. Use baterias ou tanques para armazenar energia, água e oxigênio caso tenha mais do que o necessário.

Procure por água, oxigênio e energia

Antes de levar vida para Marte, a base deve se tornar um local habitável para futuros colonos. Ou seja, obtenha água, oxigênio e energia. A energia pode ser obtida pelo sol, vento ou outras estruturas mais avançadas. Já a água e o oxigênio são provenientes da mesma fonte.

Construa os tubos de ar em cima dos cabos de energia em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os três recursos são carregados por cabeamentos e tubulações pela base. Não crie linhas muito longas e mantenha tubos e cabos alinhados. Ambos são sensíveis ao clima agressivo de Marte e podem se partir facilmente, ocasionando a falta de luz e oxigênio dentro dos domos.

Não esqueça de recarregar os veículos

Os veículos RC Rover, RC Explorer e RC Transport tem um limite de bateria e vão descarregando com o uso. Para carregá-los, coloque os carros em cima de um dos cabos de energia. Se um deles ficar totalmente sem bateria, não se desespere. Use um dos transportes que esteja com a carga máxima para transferir um pouco para o outro.

Use os cabos de força para carregar os veículos em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

As estações precisam de mão de obra

Levar pessoas para Marte é importante, pois parte dos prédios de pesquisa e extração precisam ser operados por seres humanos. Além disso, essas construções precisam ser feitas próximas ou dentro de um domo para que a população tenha acesso ao seu local de trabalho.

Algumas estações só podem ser construídas perto de domos em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Desemprego e insatisfação são fatores que devem ser levados a sério. Fique atento às habilidades e pontos positivos de casa pessoa porque eles oferecem bônus nas atividades. Se você tem muitos colonos e poucos empregos, aumente o número de turnos para reverter isso.

A vida dentro de um domo é independente. Os moradores de um não podem trabalhar em outro. Lembre-se disso na hora de escolher os prédios. Por exemplo, coloque o laboratório onde há pesquisadores. Outras profissões terão um desempenho bem inferior na função.

Dobre o turno para acabar com o desemprego ou produzir mais em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Precisa ir mais longe? Use os túneis

O outro lado do mapa está cheio de materiais e anomalias, mas os drones não conseguem se transportar até lá? Construa um túnel. Desta maneira, os veículos poderão viajar uma curta distância entre uma base e outra para coletar, pesquisar e descobrir novas fontes de energia.

O túnel é capaz de transportar água, oxigênio e energia em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Chame pessoas jovens e habilidosas

De tempos em tempos, você poderá chamar uma espaçonave com pessoas para a sua base – desde que haja combustível suficiente ou foguetes para isso. Na tela de recrutamento, é possível escolher especialização, gênero, idade, habilidades, defeitos e peculiaridades.

Evite idosos, crianças e turistas no começo da sua base em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Recrute pessoas jovens e com profissões que se encaixem nas estações que você está construindo. Crianças e idosos não podem trabalhar. Evite determinados defeitos, como idiota (idiot), pois essas pessoas podem causar acidentes graves. Pesquisadores são importantes para acelerar a fila de pesquisa e habilitar novas tecnologias.

Deixe os domos mais confortáveis

Os moradores da colônia têm desejos que refletem o nível de conforto da estação. Construções que aumentam a interação social, permitem compras ou jogatinas, melhoram o humor de seus moradores. O conforto está diretamente associado a taxa de natalidade. A criação de hospitais também deixa as pessoas mais tranquilas para ter filhos.

Os globos precisam de entretenimento para deixar as pessoas confortáveis em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Defina prioridades na sua base

Você não precisa de tudo funcionando ao mesmo tempo. As estações têm turnos por horário, nível de prioridade e botões para ligar ou desligar completamente o funcionamento. Use tudo isso a seu favor.

Se já há concreto o suficiente, desative a fábrica por um tempo. Leve os trabalhadores para outra estação com mais prioridade. Aumente a produção em troca de um pouco de sanidade das pessoas e energia da estação desligando o que você não usa.

Controle o quanto cada estação pode produzir em Surviving Mars (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Com essas ferramentas você pode produzir e estocar grandes quantidades de material sem precisar gerenciar tudo ao mesmo tempo. Se houver pouca mão de obra especializada, os turnos serão úteis para dividir o trabalho ou focar em uma única atividade.

Qual o seu melhor game no estilo Sandbox? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo