Você anda percebendo que a bateria do celular já não aguenta mais o tempo que aguentava antes ou que o aparelho está desligando mesmo quando a carga ainda está acima de 10%? Pode ser que esteja na hora de trocar a bateria, mas também pode ser algum problema no sistema operacional do smartphone. Vem cá ver como você pode identificar o problema!

A primeira coisa que você precisa ver é quanto tempo de uso tem o seu celular. É normal que nos aparelhos mais antigos a vida útil da bateria seja menor, porque as baterias de íon de lítio trabalham com um número de ciclos de carregamento e, com o tempo, esses ciclos vão diminuindo. Então, se você não estiver pensando em trocar de celular, o ideal é procurar a assistência da fabricante pra fazer a troca da bateria.

Um outro caso em que também vale a pena trocar a bateria é quando ela começa a esquentar demais, mesmo quando você não está usando o aparelho. Além da alta temperatura danificá-la ainda mais, pode acontecer um superaquecimento e até incêndios!

Agora, se a queda no tempo de vida da bateria aconteceu depois que você atualizou o sistema operacional, pode ser que ele esteja deixando o celular mais lento e consumindo mais energia. Isso é comum porque os sistemas mais recentes contam com várias funções que não estavam programadas quando o celular foi lançado e ele acaba sobrecarregando.

A solução aqui é ver se a fabricante lança uma atualização de correção, ou então tentar restaurar o celular pra versão anterior do sistema ou pras configurações de fábrica. Ah, mas não esquece de fazer um backup de todos os seus arquivos, fotos e músicas pra não correr o risco de perder tudo, tá?

E tem mais! O problema também pode estar em algum aplicativo específico! Os apps de música, vídeo, GPS e jogos gastam muita bateria, por isso, dê uma olhada no gerenciamento de bateria pra saber o que está gastando tanta energia. No iPhone, é só entrar em “Ajustes” e procurar por “Bateria”. Já no Android, você precisa entrar em “Configurações” e depois em “Bateria”.

Tem outros sinais que também indicam que o problema pode ser no sistema, como aplicativos que demoram pra iniciar, travamentos quando você está navegando na internet, o brilho da tela que não fica no máximo, os alto-falantes que param de funcionar ou ficam muito baixos ou então os aplicativos de redes sociais, e-mail ou outros que recebem dados em segundo plano, que, de repente, param de atualizar. Nesses casos, o ideal é tentar atualizar o sistema ou restaurar o celular.

E aí, conseg

... ui te ajudar? Fica de olho aqui no programa pra saber mais dicas sobre tecnologia!
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)