Long Term Evolution. Evolução a Longo Prazo é a definição da sigla LTE; a tecnologia 4G. A banda larga móvel segue um caminho de evolução constante desde o 3G. A novidade agora são as ofertas do LTE avançado ou “4,5G" ((lê-se quatro e meio ‘G’)) por algumas operadoras. A promessa é uma conexão melhor e mais rápida. A explicação está no maior diferencial do LTE Advanced; sua capacidade de combinar faixas de transmissão.

A capacidade de agregar bandas faz as velocidades médias de conexão (as reais, não as de laboratório) saltarem da casa dos 40 megabits por segundo para até 200 megabits por segundo, o que já traz uma experiência mais interessante para o usuário. E traça mais uma tona no caminho para a conexão LTE Gigabit já oferecida em alguns países como os Estados Unidos.

Um detalhe é importante: nem todo mundo vai aproveitar tudo o que o 4,5G oferece. Para isso é preciso ter um dispositivo capaz de reconhecer essa agregação das portadoras.

Por outro lado, o mais interessante é que essa evolução do 4G beneficia todos usuários à medida em que melhora o sinal em si; melhora a forma que transmite informações, a forma como uma antena se comunica com o celular. Aí, mesmo sem fazer nada - às vezes até sem saber o motivo - o usuário vai perceber ume melhoria na rede da sua operadora.

O 4,5G traz também um aperitivo do que promete ser a quinta geração de banda larga móvel, o 5G. Ou seja, a gente não vai ter que esperar o 5G acontecer para perceber que a internet móvel no nosso celular está melhor. A indústria está sempre em busca de avanços tecnológicos que permitam conexões mais seguras e rápidas. Mas isso depende de todo um ecossistema para que esses serviços cheguem até nós: a infraestrutura de rede das operadoras, os aparelhos com as novas tecnologias, chips compatíveis, filtros de frequência e uma infinidade de ajustes. Resta saber se na prática as operadoras brasieiras vão mesmo investir o suficiente para que o 4,5 G não seja apenas mais uma peça de propaganda...

... eria">Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)