A tecnologia HDMI ? o padr?o mais popular de transmiss?o de ?udio e v?deo que equipa, hoje, a maioria dos computadores vendidos no mundo. Mas voc? sabia que j? h? um substituto para ela, e que dispensa o uso de cabos? O HDMI wireless ainda est? em fase inicial, mas j? se mostra promissora para facilitar a conex?o de m?ltiplas telas e beneficiar reuni?es de trabalho e da escola. Veja como funciona.

Veja dicas para escolher um novo cabo HDMI

Veja o que o HDMI wireless e suas vantagens no dia a dia (Foto: Reprodu??o/Airtame)

O HDMI wireless usa uma rede sem fio criada por um roteador convencional para fazer a comunica??o entre um computador, que tem o software adequado instalado, e um dispositivo HDMI, como televisores ou projetores. A vantagem ? que a conex?o ? feita usando um protocolo que n?o precisa de Internet, ou seja, a transmiss?o de um filme em Full HD n?o diminui a banda dispon?vel para navega??o.

O problema ? que, diferente do HDMI convencional, ainda n?o h? um padr?o universal de HDMI wireless utilizado pelas fabricantes. Elas, por enquanto, usam protocolos pr?prios de transmiss?o, o que dificulta a interoperabilidade entre diferentes softwares e aparelhos com HDMI conectados. LG, Sony, Philips e ASUS, por exemplo, usam formatos completamente diferentes.

Existe adaptador usb para cabo hdmi? Comente no F?rum do TechTudo.

At? o nome HDMI wireless perde o sentido se considerarmos que o padr?o ainda n?o ? unificado. Na pr?tica, o que existe hoje s?o v?rias formas de espelhamento de tela do computador em outros displays, o que inclui tamb?m o protocolo Google Cast usado pelo Chromecast ou o AirPlay da Apple TV.

Um bom exemplo de como essa tecnologia pode ser f?cil de usar ? o Airtame, um dongle HDMI parecido com um Chromecast que trabalha com um software capaz de espelhar a tela de computadores Windows, Linux ou Mac em qualquer display com entrada HDMI. Um dos destaques da CES 2014 e com uma campanha de financiamento coletivo de sucesso, o produto est? prestes a ser liberado para venda nos EUA e mostra um caminho poss?vel para o HDMI wireless.

No Brasil, os produtos que oferecem HDMI sem fios vendidos ou t?m origem duvidosa ou s?

... o caros demais, como o transmissor oficial da Sony para TVs Bravia. Em sites como o Mercado Livre, ele chega ? casa dos R$ 1 mil. Por isso, se voc? precisa de um, vale a pena esperar um pouco mais.

Quando a tecnologia de transmiss?o de ?udio e v?deo estiver padronizada, a tend?ncia ? que qualquer computador j? venha com o sistema operacional preparado para espelhar telas em qualquer TV, projetor e at? em outros desktops e notebooks. Ser?, ent?o, praticamente o fim dos cabos emaranhados na sala de casa ou no escrit?rio.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo