O lan?amento do Galaxy S6 Edge est? pr?ximo e, ao que tudo indica, a Samsung pretende adotar telas na borda do aparelho. O recurso j? faz sua estreia no Galaxy Note Edge, que chegou a poucos mercados, mas pode se tornar bastante popular com o an?ncio do novo top de linha Android. No entanto, ser? que vale a pena investir em um smart com tela lateral? Confira a an?lise do TechTudo.

Vazam supostas imagens do Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge lado a lado

Tela lateral do Galaxy Note Edge tamb?m deve chegar ao Galaxy S6 (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

Afinal, o que ? e como funciona essa tela lateral?

Anunciada como a ?pr?xima inova??o? do mundo dos smartphones pela Samsung, a tela lateral funciona visualmente como uma esp?cie de extens?o do display frontal do aparelho. Em outras palavras, ? como se a fabricante esticasse o painel para as bordas, eliminando as partes met?licas ou de pl?stico. No entanto, ao inv?s de trabalharem juntas, ambas operam individualmente.

Apresentada pela primeira vez no Galaxy Note Edge, a tecnologia da Samsung permite que o usu?rio possa dar dois comandos ao mesmo tempo: um na tela principal e outro na lateral. Assim, o n?o ? preciso trocar de aplicativo o tempo todo para poder acessar informa??es ou fazer pequenas atividades, como ver anota??es e calcular.

Note Edge tem display esticado na lateral do aparelho, mas que opera separadamente (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

No Galaxy S6 Edge, apontado como prov?vel lan?amento no MWC 2015, a Samsung pode ir um pouco mais al?m. Rumores recentes indicam que a fabricante pode adotar duas telas laterais ao inv?s de uma. Com isso, o usu?rio teria uma terceira op??o de execu??o de tarefas, configura??es ou qualquer funcionalidade que a fabricante venha a adotar.

Quais as funcionalidades da tela lateral?

Embora muitos consumidores se questionam sobre a utilidade da segunda tela, a Samsung ? direta: o display lateral ? recomendado para quem deseja levar o conceito de multitarefas a s?rio. Ou seja, a linha Edge oferece ao consumidor a possibilidade de executar um aplicativo na tela principal e realizar comandos menos importantes na lateral.

Galaxy Note Edge tem player, notifica??es e Twitter para tela lateral (Foto: Divulga??o/Samsung)

Entre as tarefas atualmente apresentadas, a tela lateral da Samsung pode trazer pequenos atalhos para os principais aplicativos utilizados pelo usu?rio, que n?o precisar? retornar ? tela principal para trocar de app. Por exemplo, enquanto navega no Facebook, ser? poss?vel abrir as suas mensagens, lista de contato ou navegador da Web apenas com um toque na lateral do aparelho.

Outras fun??es adotadas incluem a possibilidade de controlar a reprodu??o de m?sica no display lateral atrav?s de pequenos controles, visualizar anota??es, tu?tes de amigos, placares de jogos, mercado de a??es, entre outros. No Galaxy Note Edge, h? ainda tarefas simples do dia a dia, como gravador de voz, cron?metro, r?gua e lanterna.

Qual ? o smartphone mais esperado de 2015??Comente no F?rum do TechTudo

... om/po/tt2/f/original/2015/02/26/galaxy-note-edge-5.jpg" alt="Note Edge traz gravador de voz, r?gua, cron?metro e outras funcionalidades na lateral (Foto: Divulga??o/Samsung)" height="597" width="695">Note Edge traz gravador de voz, r?gua, cron?metro e outras funcionalidades na lateral (Foto: Divulga??o/Samsung)

Para o Galaxy S6 ? poss?vel que a Samsung lance mais funcionalidades de f?bricas para atrair o consumidor, atualizando tamb?m as j? existentes. Desde o lan?amento do Note Edge, a fabricante disponibilizou kits de desenvolvimento para que apps e recursos de terceiros pudessem ser lan?ados para a tela lateral. Por?m, ? prov?vel que as novidades demorem um pouco a chegar, j? que o aparelho foi disponibilizado em poucos pa?ses e ainda ? pouco utilizado.

Vale a pena comprar?

A tela lateral, assim como outras novidades, levantou diversas d?vidas e expectativas entre os consumidores mais ligados em tend?ncias e fan?ticos por tecnologia. Entretanto, ? preciso analisar alguns fatores antes de colocar a m?o no bolso. O primeiro deles ? o seu perfil de usu?rio.

Atalhos na tela lateral do Galaxy Note Edge abrem aplicativos no display principal (Foto: Divulga??o/Samsung)

?Se voc? quer estar por dentro de tudo o que ? novidade entre os smartphones e n?o se importa de pagar mais caro por isso, a linha Edge pode ser uma boa escolha. Os aparelhos s?o recomendados ainda para quem n?o gosta de dar muitos toques para executar a??es ou prefere trabalhar com notifica??es mais espa?adas na lateral do aparelho. Caso esses n?o sejam seus objetivos, o melhor ? comprar um top comum.

Outros quesitos fundamentais a serem analisados s?o o pre?o e a disponibilidade. Como se tratam de telefones conceituais, a Samsung deve cobrar um alto valor pelo S6 Edge tal qual o fez com o Note Edge. Com isso, o valor do smartphone no Brasil deve beirar facilmente os R$ 4 mil. Isso se ele for lan?ado aqui, j? que o Note Edge ficou restrito a apenas alguns mercados, excluindo o nosso.

Note e S6 Edge podem ser um investimento arriscado, embora sejam bom aparelhos (Foto: Divulga??o/Samsung)

Por fim, a melhor sa?da para o consumidor fan?tico por novidades, mas controlado, ? esperar para ver se a ideia vai realmente pegar. Com alguns meses, ser? poss?vel perceber se desenvolvedores se interessar?o pelos aparelhos da Samsung, se estes ter?o boas vendas e at? mesmo se outras fabricantes adotar?o a tela lateral. Assim, ser? mais f?cil garantir que voc? n?o desperdi?ar? dinheiro com uma tecnologia avan?ada, mas mal utilizada.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo