O Google Chrome tem um recurso que permite baixar arquivos mais rapidamente. A ferramenta faz parte de uma série de recursos experimentais para o browser, ou seja, que ainda estão em fase de testes. Chamada “Parallel Downloading”, a funcionalidade celera o processo de download por realizá-lo de forma diferente do habitual: o arquivo é dividido em diferentes partes durante o download, que é feito paralelamente. Ao final do processo, o navegador "junta" os pedaços.

De acordo com o Google, o recurso é ativado em downloads que levam mais de dois segundos para serem concluídos. Como vem desativada por padrão, o usuário precisa acessar a página dos recursos experimentais para poder utilizar a função. Confira a seguir como ativar o mecanismo.

Chrome 64 traz série de correções de segurança (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Passo 1. Acesse a página de recursos experimentais do Chrome: chrome://flags/#chrome-parallel-download;

... 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">

Acesse o site de recursos experimentais do Google Chrome (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho )

Passo 2. Na caixa “Pesquisar sinalizadores”, escreva o termo “Parallel”. A funcionalidade desejada vai aparecer em seguida na tela;

Pesquise pela função "Parallel downloading" na página de recursos experimentais do Chrome (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Clique na caixinha onde está escrita a palavra “Default” e selecione a opção “Enable”;

Ative o recurso no Google Chrome ao clicar em "Enable" (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Clique na opção “Reiniciar agora” para ativar a funcionalidade. Em seguida, o navegador fechará e se abrirá sozinho.

Clique em "Reiniciar agora" para concluir o processo no Chrome (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

A partir de agora, você conseguirá usar o recurso de transferências paralelas do Chrome e fazer downloads de forma mais rápida ao aproveitar melhor a largura de banda disponível. Vale ressaltar que, por ainda estar em testes, o recurso pode apresentar falhas, como perda de dados do navegador ou comprometimento de sua segurança ou privacidade.

Como remover vírus do navegador Google Chrome? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo