Drones. Essas pequenas maravilhas da tecnologia estão por todos os lados. E desempenham tarefas das mais variadas. Só que nesse rol de atividades, já começam a aparecer até mesmo crimes. Já há relatos de quadrilhas que usam drones para aperfeiçoar seus crimes....

É claro que se há bandidos, também há mocinhos. E profissionais como o Robson estão justamente do outro lado dessa guerra. A empresa em que ele trabalha criou um sistema para controlar a movimentação de drones.

O sistema funciona com auxílio de uma ou mais antenas que conseguem monitorar todo o espaço aéreo em um raio de até um quilômetro. Elas coneseguem detectar as ondas de rádios que os drones usam para se comunicar com os seus controladores. Quando uma aeronave não cadastrada é detectada, as antenas disparam um alerta mostrando a posição dela.

Ou seja: cada modelo de drone usa um padrão de comunicação característico. A antena consegue comparar o padrão que ela detecta com o de uma base de dados que a empresa atualiza com frequência. Assim, ela consegue indicar não só a posição do drone, mas também a marca e o modelo dele. Em alguns casos, dá até para ir mais longe:

E não é só isso. Usando mais de uma antena, dá até para descobrir onde o piloto do drone está. Isso feito por um método chamado de triangulação: o sistema mede quanto tempo o sinal do piloto leva para chegar a cada antena, e com base na diferença de posição delas, consegue apontar a posição do controlador

O sistema pode ser configurado para permitir que alguns drones fiquem autorizados a navegar pela região sem disparar o alarme. E ele também pode ser conectado, por exemplo, a auto-falantes. Assim, caso alguém esteja pilotando região se saber que a área é protegida, ele será avisado para não invadir aquele espaço. Mas esse aviso é o limite do que dá para fazer.

O sistema não é barato. Alugar o equipamento para fazer a proteção de um espaço custa a partir de vinte mil reais. Mesmo assim, ele já foi usado para fazer a proteção de grandes eventos, como o Fórum Econômico Mundial de Davos. E se as ameaças com drones continuarem a aumentar, ele deve ser usado com ainda mais frequência. Vamos esperar que isso n

... ão seja necessário.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)